sábado, 22 de outubro de 2011

A IGREJA

O propósito de Deus: Ter um povo!

Em Êxodo 19:1-6, temos uma revelação do propósito de Deus. Deus queria ter uma nação, um povo. Israel falhou em cumprir esse propósito, mas o mesmo propósito de Deus foi cumprido na Igreja como lemos em I Pe 2:9.





Mateus 16:13-19
13 - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 - E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
19 - E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

A palavra grega ekklesia (igreja),em Mt 16.18 literalmente, refere-se à reunião de um povo, por convocação (gr. ekkaleo). No NT, o termo designa
principalmente o conjunto do povo de DEUS em Cristo, que se reúne como cidadãos do reino de DEUS (Ef 2.19), com o propósito de adorar a DEUS. A palavra “igreja” pode referir-se a uma igreja local (Mt 18.17; At 15.4) ou à igreja no sentido universal (16.18; At 20.28; Ef 2.21,22).

A igreja é apresentada como o povo de DEUS (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo (1Pe 1.18,19). É um povo peregrino que já não pertence a esta terra (Hb 13.12-14), cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com DEUS (1Pe 2.5; ver Hb 11.6).

É lamentável a divisão religiosa em nossa sociedade. Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. Alguns destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos. Jesus Cristo edificou uma igreja e os homens criaram várias.

Um dos grandes privilégios que temos como filhos de Deus é o de pertencer à sua igreja. Todo crente é automaticamente membro da igreja universal de Cristo, e deve também tornar-se membro de uma igreja de sua localidade. Que é que precisamos saber sobre isso? 

1) - A Igreja é a família de Deus, sendo constituída de milhões de crentes espalhados por todo o mundo. "Sois da família de Deus." (Efésios 2:19) É ali que podemos nos sentir à vontade, falar de nossas alegrias e tristezas, atender às necessidades uns dos outros, cuidar uns dos outros, e levar nossas cargas mútuas. É maravilhoso fazer parte da família de Deus, e ter essa vivência de comunhão, em amor, com os irmãos em Cristo.

2) - A Igreja é o corpo de Cristo. (Efésios 1:23) Jesus subiu ao céu mas deixou sua Igreja na terra, para sermos testemunhas dele e concluirmos sua obra. É seu anseio que todos os movimentos desse corpo sejam coordenados segundo o plano que ele traçou para cada um de seus membros. "Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve." (1Coríntios 12:18) "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10) Cada membro tem sua função definida, e todas elas são importantes. Deus nos criou a todos de forma a podermos realizar cada um a sua parte. Ninguém precisa querer imitar outrem. Ele nos dá talentos pelos quais executaremos com eficiência nossa tarefa, e nos coloca no lugar certo para isso. O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nossa cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30). A Igreja Universal é um organismo vivo e espiritual.

Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: ". . . Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo"i (Efésios 5:23). Jesus é cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

3) - A Igreja é edifício de Deus. "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito." (Efésios 2:20-22) O edifício não é a casa onde as pessoas se reúnem; Jesus disse que "onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20). Deus se revela através de seu povo.

4) - A Igreja é a noiva de Cristo. "Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito." (Efésios 5:25-27) A Igreja não é perfeita; mas Jesus a ama muito e está operando no sentido de aperfeiçoa-la. Assim como uma noiva se conserva pura e se guarda para seu noivo, assim também a Igreja é constituída daqueles que abandonam outros deuses e se guardam apenas para Deus.

5) - A Igreja é o porta-voz de Deus, que proclama sua mensagem por todo o mundo. "Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos principados e potestades nos lugares celestiais." (Efésios 3:10) Deus colocou a igreja no mundo para que ela proclamasse salvação aos perdidos e fortalecesse espiritualmente os salvos.

6) - A Igreja é o campo de treinamento onde os homens se preparam para o ministério cristão. "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo." (Efésios 4:11-13) É o lugar certo para aprendermos a servir a Deus da maneira como ele quer.

7) - A Igreja é o exército de Deus para atacar as fortalezas de Satanás. "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16:18) Jesus concedeu autoridade à Igreja para que ela atue no lugar dele, e em seu nome.

8) - O próprio Jesus é o cabeça da Igreja. Ele envia impulsos e mensagens a todos os pontos do corpo. "E pôs todas as cousas debaixo dos seus (de Cristo) pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja." (Efésios 1:22)

9) - A Igreja se reúne em agrupamentos nas localidades, onde o povo de Deus se ajunta para adorar a Deus, proclamar sua mensagem, para orar, estudar a Palavra, servir ao Senhor e manter comunhão uns com os outros. Esses grupos devem ter governo próprio, devem reproduzir-se para si próprios, e se sustentar com seus próprios recursos. Se não o fazem, devem esforçar-se nesse sentido. A Igreja individual pode ou não fazer parte de uma denominação ou associação de igrejas. Todo crente deve ser membro de uma igreja fiel aos ensinamentos da Bíblia e ao objetivo de cumprir o seu papel no reino de Deus. "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações." (Atos 2:42)

10) – A Igreja tem uma missão, O maior propósito da igreja aqui na terra é ser representante de Deus, em todo a maneira de viver levando os pessoas a Deus, a marca de nossa comunhão não é seguir formalmente a lei e sim ter um relacionamento estreito com o seu senhor e salvador Jesus Cristo. Conforme diz Pedro em sua I carta 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

CONCLUSÃO

Não entrarão nos céus placas religiosas, mas os lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro de Deus, que tem sua vida submetida ao Senhor dos Senhores, e vida pautada nas escrituras sagradas. Quem fazem parte do corpo que Cristo é o cabeça.






















0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...