Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

“CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.” 2 Pedro. 3.18


Introdução
Diante de um tema tão sugestivo e profundo, é razoável que nos aprofundamos com todo o afinco nas verdades contidas neste versículo, através destas vidas serão transformadas e aperfeiçoadas em Cristo Jesus.
“O real crescimento espiritual jamais será uma busca individual e solitária. A maturidade é alcançada por meio dos relacionamentos e da vida em comunidade.” Citação Rick Warren

I – Tópico
Conceitos e definições e contexto histórico-teológico
·      Graça: Favor imerecido que se dispensa ou se recebe e a ação soberana de Deus na vida humana visando o salvar. Em II Pe 1.5-7 encontramos 8 graças: Fé é "convicção, firme confiança”.Virtude é "excelência moral, bondade”. Ciência (conhecimento) é a "perspicácia correta". Domínio Próprio (Temperança) é "autodisciplina". Perseverança é "suportar as provações". Piedade é "caráter divino". Amor fraternal é "amor pelos irmãos". O amor é uma "boa vontade com os outros".

“A graça de Deus não encontra homens aptos para a salvação, mas torna-os aptos a recebê-la.”

·      Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer algo ou alguém se tornando entendedor; Que isso envolve mais do que conhecimento intelectual também está evidente na palavra grega usada para conhecimento em II Pe 1:2-3,8. Esse conhecimento só vem à medida que demonstramos essas "graças à imagem de Cristo" em nossas vidas.

A palavra grega é epignosis {ep-ig'-no-sis}, que significa "estar completamente familiarizado, conhecer inteiramente, conhecer corretamente, conhecer bem" (Thayer).

·      Salvador: Titulo de Jesus Cristo que salva as pessoas da condenação e do poder do pecado.
·      Senhor: Hebr. ADON; gr. KYRIOS. Título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos.
·      Crescer: O crescimento é um processo natural. Quem nasce de novo precisa crescer em Cristo Jesus.
·      Na sua segunda epistola, Pedro escreve acerca da falsa doutrina que entrava nas igrejas e adverte os irmãos tanto judeus como gentio e consciente de que a sua morte era iminente (2 Pe 1.14) .

II- Tópico
RAZÃO DO CRESCER
·      Assim como uma criança precisa se alimentar e crescer, assim também necessita do crescimento aquele que aceita ao Senhor como único e suficiente Salvador, para não sermos meninos espirituais levados em volta por todo o vento de doutrina (cf. Ef. 4.14).
·      Uma indagação que não podemos deixar de fazer seria estamos crescendo? Quanto é que estamos crescendo? Por que (não) crescemos? Essas reflexões serão necessárias durante a caminhada para manter se no rumo certo.
·      A falta de conhecimento leva a destruição e são ordens claras “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”. (cf. Os 4.6; 6.3)

“É melhor crescer em graça do que em dons, Os que querem crescer na graça precisam ter sede de saber”.

COMO CRESCER
·      Alimentando da palavra de Deus. Dependendo da fase o alimento é mais leve, para os maduros os alimentos devem ser mais sólidos (cf. 1 Pe 2.2; 1 Co 3.1,2; Hb 5.12-14);
·      Orando sem cessar, nos aproximamos mais do Senhor Jesus (Cf. 1 Ts. 5.17; Tg 4.7)
·      Praticando a palavra (cf. Ap 1.3;
·      Permanecendo em Cristo e seguindo o seu exemplo (cf. Jo 13.15; 15.10)
·      O apóstolo Paulo em Efésios 4.11-16 retratando a unidade do corpo e dom aos homens deixa claro que tudo isto contribui para o nosso crescimento naquele que é a cabeça, Cristo.

“A Bíblia ensina que o nosso crescimento espiritual envolve acréscimo em conhecimento e santidade.”


III – Tópico
Resultados desse crescimento na graça e conhecimento
·      É maduro, é adulto espiritualmente (cf. Hebreus 5.14);
·      Temos vida eterna garantida (cf. Mt 5.39);
·      Temos graça não só diante de Deus, mas dos homens também (Lc 2.52)
·      Suportam e se alimentam de alimento sólido e não vivem em ciúmes (cf. 1 Co 3.2,3)

Conclusão
Nestes tempos tão difíceis semelhantes aos do apóstolo Pedro, onde a fé cristã tem sido colocada em questão, cresçamos na graça alcançando favor e ajuda de Deus na medida em que formos conhecendo mais e mais ao Senhor, pois somente assim estaremos com a nossa fé firme e perseverante no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Bibliografia
Consultas, Bíblia com ajudas adicionais e Bíblia Ilumina.
Boyer, Orlando, Pequena Enciclopédia Bíblica – São Paulo: Editora Vida, 2006.
Estudos Bíblicos, Artigo “Crescendo no conhecimento de Jesus Cristo, 31 de julho de 2008.
Estudo elaborado pelo Diác.  e Professor Robson Santos, Assembléia de Deus, Cariacica – ES.