Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER - LIDERANÇA DE NEEMIAS



“Se é ministério, seja em ministrar...; o que preside, com cuidado...’’ (Rm 12.7.8)

Introdução
Qual a diferença entre uma sociedade com líder eficaz e sem líder? A influência dos lideres tem inspirado em que as pessoas na atualidade? Interessante pensar no papel da liderança e como deve ser o exercício dela na sua integridade principalmente no quesito cristão.

"Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo." (Joe Namath)

Neemias sabia o queria e onde queria chegar. Em meio a tantas pessoas em Israel Neemias sendo um copeiro é escolhido para tal liderança.

I – Tópico
Definições de liderança e o seu chamado
Como Nasce um Líder?  
  • O Líder Nato: Existem pessoas que já nasceram praticamente lideres e foram desenvolvidos, com vocação nata precisando apenas de alguns ajustes.
  •  O Líder Acadêmico: Algumas pessoas não tendo esta aptidão inerente vão aos bancos acadêmicos buscando desenvolver esta capacidade de liderar, de estar à frente.
  •   O Líder por Acidente: Há aqueles que não enxergam o próprio potencial ou habilidade, mas as pessoas olhando nele o reconhecem como líder e o elegem sobre elas, quando não circunstancia obrigando o surgimento de um líder, então alguém é escolhido.
"Não existirão líderes, se não existirem seguidores."
                                                              (Malcolm Stevenson Forbes)
 
Circunstâncias de chamado
  • ·       Neemias era copeiro do rei Artaxerxes na pérsia, foi chamado por Deus para liderar o seu povo num momento de profunda crise moral, espiritual e econômica.
  • ·         Davi foi chamado estando pastoreando ovelhas de seu pai.
  • ·         Moisés foi chamado estando pastoreando os rebanhos do seu sogro no deserto.
  • ·         O rei Josias, chamado com oito anos.

II – Tópico
As características e vida devocional de um líder
  • ·         Integridade espiritual. Não está apenas preocupado com o externo, mas com externo e interno, é necessário um viver integro e santo.
  • Integridade moral. Alguns com o poder se corrompem ou aquilo que possa lhes favorecer, é importante correção e cuidado no viver (Ne 5.9-12).
“Há um ditado popular que diz: ‘Quer saber quem é realmente uma pessoa? Dê-lhe poder’. Há certos homens e mulheres que, ao assumirem um cargo de liderança, mudam completamente”. (Ponto II, sub-ponto 2). Quer saber mais ainda quem é realmente uma pessoa? Tire o poder que lhe foi dado.

  •    Um testemunho irrepreensível. O verdadeiro líder é aquele que é reconhecido pelo povo como integro, pratica o que fala e realmente capaz de liderar pela firmeza e sabedoria em quaisquer circunstâncias.

  • Oração. É pela comunhão através da oração que o líder é vitorioso em todas as suas ações e decisões, pois recebe a orientação divina.

‘“A oração fortalece a alma e as mãos do homem de Deus.”
                                                           Citação do Pr. Elinaldo Renovato.
  •  Conhecimento da Palavra. A liderança cristã é realizada embasada nas Escrituras Sagradas, sem ela é a liderança é meramente humana.
  •  Adoração. O líder precisa reconhecer que sua capacidade e direção vêm de Deus, por isso esta sempre a glorificar a Deus, pois sabe que toda honra e glória é para Deus.

III – Tópico
Lições e exemplos de liderança

DAVI: Um Líder Motivador: 1º Sm. 22.1,2
Liderou um grupo que tinha motivos suficientes para a derrota.

JOSUÉ: Um Líder Estrategista Js. 6.10
Liderou o povo na estratégia de Deus.

NEEMIAS: Um Líder Determinado Ne. 2.1-5
Teve firmeza, garra e espírito de luta frente ao grande desafio.

MOISÉS: Um Líder de Visão Profética Êx.3
Guiou o povo em direção ás promessas de Deus.

JOSÉ: Um Líder Fiel e de Caráter Gn. 39.7-10
Sua fidelidade para com Deus revelou seu caráter.

ESTER: Uma Líder de Serenidade - Livro de Ester.
Teve autocontrole diante dos problemas e transmitiu segurança ao povo.

PAULO: Um Líder de Autenticidade
O líder coerente com o que ensina e prega. Tudo que ele pregava, ele praticava. Isso trouxe confiança aos crentes.

ALEXANDRE - O GRANDE
Com 1,50m e 20 anos de idade, tornou-se conhecido pela simpatia, carisma e coragem. Era caridoso e conciliador com os derrotados. Se destacou como líder porque era um dos poucos que se colocava na frente da tropa e enfrentava juntamente com os soldados os inimigos. Seu maior defeito era o de ser muito agressivo e egomaníaco.

CÉZAR
Foi o imperador que proporcionou a nação paz e prosperidade por 2 séculos. Era um excelente administrador, capaz e benevolente. Muito inteligente, tinha firmeza de caráter e era bom comandante, porém péssimo soldado. Não partia para a luta, além de não ter carisma como o avô Júlio Cezar.

RAINHA ELIZABETH I
Não teve tempo para casamento e filhos. Dedicou-se ao governo por toda sua vida. Destacou-se por peitar o Vaticano e a Igreja, em um período onde a igreja era dotada de muito poder. Conquistou assim, a confiança de muitos. Governou por 45 anos e no seu governo o país prosperou muito economicamente, culturalmente (Shakespeare). Elizabeth ansiava por descobrir coisas novas, tinha visão de futuro e sonhava com uma Inglaterra diferente.

HENRY FORD
Gerou crescimento e muitos empregos. Foi o responsável pela evolução dos veículos de transporte. Seu grande problema: não administrava crises e odiava os sindicatos. Carregava o conceito: “Eu pago, portanto as pessoas têm que fazer”. Quando comprava não admitia ser contestado, queria fazer tudo a seu modo e não sabia dialogar e ouvir.

MAHATMA GANDHI
Foi um líder social. Formado em direito liderava através da não violência. Era extremamente simples, seus únicos bens foram: 1 caneta, 1 relógio e uma cabra de onde tirava o leite para se alimentar. Através do jejum alcançou muitos objetivos, um dos maiores deles foi libertar a Índia da dependência pela Inglaterra. 

JESUS CRISTO: O Líder dos líderes
O maior líder da história da Humanidade formou 12 homens que incendiaram o mundo com o evangelho. Liderava através de palavras e exemplos. Era tão inteligente que construía frases metafóricas que tinham vários sentidos e faziam as pessoas pensarem a respeito de seus comportamentos. Recebia a todos: crianças, pobres, ricos, samaritanos e quem viessem. Foi tão marcante que existem duas datas anuais para lembrarmos-nos de sua existência.

Conclusão
Diante da realidade de nossa nação, igrejas e necessidades afins, oramos a Deus para que sejam levantados lideres íntegros comprometidos á Palavra, sinceros, humildes, dedicados á obra de Deus e que amem o povo acima dos seus próprios interesses. Um líder de verdade estará sempre buscando o melhor para todos se preparando e levando o povo para mais perto de Deus.

Definição de Integridade
Integridade: Qualidade do que é inteiro, completo.
Fig. Qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível.

Bibliografia
Renovato, Elinaldo,Lição Bíblicas (Neemias Integridade e coragem em tempos de crise), Editora CPAD, Lições do 4º Trimestre de 2011.

Outros: busca em sites e materiais de liderança do Ev. Alex Belmonte.

Estudo elaborado pelo Diác. Robson Santos, Assembléia de Deus, Cariacica / ES.