Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

OS DEVERES DOMÉSTICOS BIBLICAMENTE


Texto base: Colossenses 3.18-25

Deus é o autor da família e Ele sabe o que é melhor, diante disso é importante estar atentos as escrituras sagradas sobre as orientações para a família. O tempo, a cultura pode mudar, mas a palavra de Deus permanece a mesma com seus princípios.

“Existe família sem igreja, mas não existe igreja sem família e igreja sadia é sinal de família sadia.”

3.18 – A Bíblia orienta a submissão (a palavra grega traduzida submeter (Hupotasso) é a forma contínua do verbo) ao marido no Senhor, ou seja, em tudo aquilo que não contraria ao Senhor a mulher deve ser submissa. A mulher reconhece o marido como cabeça e o respeita como aquele que tem a responsabilidade sobre o lar (Gn 2.16,17; Ef 5.22-24,33; 1Tm 2.12; 1Pe 3.5,6; 1Co 11.2,3).

3.19 – O marido deve amar a esposa, se entregar por ela como Cristo deixou o exemplo feito pela igreja mostrando na prática com obras (Ef 5.25-29, 33).

Deveres do marido:
Segundo a lei judaica, eram dez as obrigações que o marido tinha que cumprir em relação a sua mulher.

1Co 7.3 – “Pagar” o que é devido à mulher, ou seja, aquilo que é de direito dela receber.

1Pe 3.7 – Viver com ela com entendimento e honrando-a para as que as orações não fiquem sem respostas. Assim como a mulher não devem desonrar o marido frente outras pessoas, assim o marido da mesma forma

1Tm 3.4 – Deve governar a sua casa, tendo os seus filhos sob disciplina com o respeito (Hb 12.7-9) última palavra é do marido não por imposição.

1Tm 5.8 – Amar a Deus sobre todas as coisas, depois a família cuidando dela em tudo. Não se pode fazer a obra de Deus e se esquecer da família.

3.20 – Os filhos devem obedecer e honrar aos pais em tudo o que convém ao Senhor, pois isso agrada a Deus (Ef 6.1-3). Não existe idade para parar de obedecer e honrar aos pais.

3.21 – Os pais não devem irritar aos seus filhos, para que não ocasione em desânimo (Ef 6.4). Ensinar os filhos no caminho em que deve andar em todo o tempo (Pv 22.6; Dt 6.6-9).

3.22,23 – Os trabalhadores são orientados a obedecer aos seus superiores não por vista, mas com sinceridade de coração, como se estivessem fazendo ao Senhor (Ef 6.5,6; 1Tm 6.1,2) por isso devemos fazer o melhor e nos aperfeiçoar sempre.

3.24-25; 4.1- Deixa-nos uma lição interessante que haverá recompensa para toda obra e que devemos sempre lembrar que temos um superior. Por isso os senhores deveriam tratar a todos com justiça sem acepção de pessoas.

Diante destes textos bíblicos é necessária uma reflexão se a família está glorificando a Deus em seu viver e estrutura. Paulo e Pedro foram usados por Deus para deixar várias orientações justamente pelo fato da família formar a igreja. Voltemos as nossas raízes cada um no seu papel original dentro da família e seremos mais que vencedores.

Estudo elaborado pelo Diác. Robson G. Santos, Colina – Cariacica (ES).

Fontes:
Bíblia de ajudas adicionais;
Dicionário Bíblico – João Batista Ribeiro Santo – Editora Templus.