Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subsídios e Dinâmica -Lição 10: O Governo do Anticristo


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem a aula, lendo o texto “Monte de Fogo”, que apontará para o último acontecimento – a vinda de Jesus, que ocorrerá antes da manifestação do Anticristo.

- Falem em seguida, sobre o tema da aula: O Governo do Anticristo.

- Entreguem ¼ da folha de papel ofício para cada aluno com a seguinte pergunta:
O que você sabe sobre o Anticristo?
Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.
Orientem que não há necessidade de colocar nome do aluno no papel.

- Recolham os papéis e escrevam numa cartolina as respostas dos alunos, de forma objetiva, não precisa repetir respostas iguais.

- Reservem esta cartolina e, no final da aula, vocês vão utilizá-la novamente.

- Trabalhem o conteúdo da lição, através de perguntas que deverão ser escritas no quadro ou fixadas(se digitadas). Coloquem uma a uma e procurem passar informações pertinentes e seguras.

As perguntas são:
De acordo com a Bíblia quem é o Anticristo? (Item  I da lição)
Quando aparecerá? (Item II da lição) 
Sugiro, se possível, a utilização de um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo a Vinda de Cristo e quando aparecerá o Anticristo e o tempo de governo.
Quanto tempo governará? (Item II da lição)
Onde aparecerá? (Item II da lição)
Neste contexto, qual a função do Dragão e do Falso Profeta? ( Item III)
Em que se fundamentará o governo do Anticristo? (Item IV)

- Em seguida, peguem a cartolina utilizada no início da aula, leiam as repostas e perguntem:
E agora o que você sabe sobre o Anticristo?
Aguardem as respostas e escrevam-nas em outra cartolina. Dessa forma, vocês estão fazendo uma avaliação da aprendizagem, isto é, inteirando-se do grau de retenção do que foi estudado.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Máscara”.

Dinâmica: A Máscara
Objetivo: Refletir sobre a forma de manifestação do Anticristo.
Material: 01 máscara, 03 alunos.
Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta de fazer, do que já fez, do que pretende realizar,  relatar acontecimentos ocorridos com ela. Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03 para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Orientem que eles vão usar uma máscara, quando chegar o momento de falar para a turma.
- Peçam para que eles não divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara nele.
- Depois, perguntem: Vocês acham que estão  falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Coloquem a máscara no aluno que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade. Coloquem a máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi descoberta!
- Afirmem: Assim será no governo do Anticristo, baseado em mentira e no engano convencerá a muitos, mas Cristo destruirá este império, desmascarando-o.
- Para  finalizar, leiam:
II Ts 2. 3 e 4 “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe contra tudo que se chama ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

Texto de Reflexão: Monte de Fogo
    Com 2.900 metros de altura, acima da floresta tropical da ilha de Java, na Indonésia, o Monte Merapi(a montanha de fogo) é um dos vulcões mais perigosos do mundo.     Quando a montanha de fogo mostrou sinais de uma nova erupção, as autoridades tentaram evacuar os moradores da ilha. Então, no dia 13 de maio de 2006, o Monte Merapi expeliu uma nuvem cinzenta de fumaça sulfúrica, que parecia um rebanho de ovelhas saindo da cratera. Surpreendentemente, os habitantes do vilarejo ignoraram os sinais e voltaram a cuidar do seu gado, como que se esquecendo de que o Merapi havia matado 60 pessoas em 1944. A nossa tendência humana é de ignorar os sinais.
    Quando Jesus deixou o templo de Jerusalém pela última vez, os seus discípulos lhe perguntaram qual seria o sinal da sua vinda à Terra(Mt 24.3). ele lhes disse que observassem muitas coisas, mas avisou que as pessoas ainda não estariam preparadas.
    O apóstolo Paulo nos diz que, no final dos tempos, zombadores irão contestar a volta de Jesus. “Eles dirão: O que houve com a promessa de sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação”(II Pedro 3.4).
    Também há zombadores em nosso meio, hoje, como advertiu Pedro. Você está entre eles? Ou você está preparado para a volta do Senhor Jesus? Ignorar esses sinais é ainda mais perigoso do que viver sob a montanha de fogo. CPH
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Fonte: Nosso Andar Diário 24.06.2008