quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROFESSOR X ALUNO EM SALA DE AULA


INTRODUÇÃO

O educando é visto como uma pessoa de direitos, que possui inteligência múltiplas sendo o co-autor de sua própria aprendizagem. Atualmente fala-se mais em processos de aprendizagem que se preocupa em como o aluno aprende.

Devemos observar que cada aluno tem as suas particularidades, por isso como diz Agostino “Em essência somos todos iguais, porém devemos respeitar as diferenças”.

O que oferece mais o aprendizado, á dúvida ou a reposta pronta?
Quando o aluno analisa a pergunta a possibilidade de aprendizagem é maior.

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ALUNO:
- Ser respeitado no seu modo de pensar;
- Respeitado nas suas limitações;
- Ser sentir amado, importante;
- Ser integrado na classe, de modo que seja envolvido em tudo.

CORREÇÕES PARA APRENDIZAGEM:
- Domine a sala, não deixe o aluno dominar;
- Interrompa o aluno educadamente, caso ele fale demais;
- Caso o aluno pergunte, devolva ao grupo para interação;
- Caso a pergunta seja impertinente responda curtamente, com retomada rápida;
- Procure eliminar os ruídos da comunicação.
- O professor não pode estar alienado de sua classe, considerando-o aluno somente como um – receptor – de mensagens, mas como alguém que tem uma alma, que tem suas necessidades e, sobretudo, deseja ir para o céu.

ALUNO (DEPARTAMENTO ADULTO)
- Apesar das opiniões definidas, precisamos mostrar pelo nosso conhecimento a importância do que estamos demonstrando;
- Interessante estabelecer debates, coordenando para uma conclusão.
- Cuidando para que o Assunto abordado não venha causar discórdia ao chegar à conclusão do mesmo (visto que os alunos têm que sair da aula pensando de igual modo).

ALUNO (DEPARTAMENTO JUVENIL)
- Precisam de assuntos atualizados, dinâmico;
- Ser estimulados a desenvolver atividades internamente e externamente;
- Ser estimulados a desenvolver a mente, pois a facilidade para pensar e agir é muito grande.

ALUNO (DEPARTAMENTO INFANTIL)
- Quando o assunto é demonstrado através de visuais, cativamos o aluno;
- O assunto precisa ser explanado na linguagem infantil;
- Os alunos precisam de amor;
- Procure ensinar e relembrar os respeitos básicos as pessoas.
- Ensinando e pensando que futuramente, serão eles os professores da EBD, tendo como pensamento a educação para um bom comportamento.

CONCLUSÃO
Dentro da sala de aula o aluno é o mais importante, por isso adapte a sua aula para que o aluno aprenda da melhor forma, busque entender o assunto do ponto de vista do aluno, e mantenha-se atualizado com tudo.

Fontes: Mestres (CPAD) Pr. Marcos Tuler, Pedagogo Esdras Bentho, Claudionor de Andrade entre outros.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...