INTRODUÇÃO
O educando
é visto como uma pessoa de direitos, que possui inteligência múltiplas sendo o
co-autor de sua própria aprendizagem. Atualmente fala-se mais em processos de
aprendizagem que se preocupa em como o aluno aprende.
Devemos
observar que cada aluno tem as suas particularidades, por isso como diz Agostino
“Em essência somos todos iguais, porém devemos respeitar as diferenças”.
O que
oferece mais o aprendizado, á dúvida ou a reposta pronta?
Quando o
aluno analisa a pergunta a possibilidade de aprendizagem é maior.
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ALUNO:
- Ser
respeitado no seu modo de pensar;
-
Respeitado nas suas limitações;
- Ser
sentir amado, importante;
- Ser
integrado na classe, de modo que seja envolvido em tudo.
CORREÇÕES PARA APRENDIZAGEM:
- Domine a
sala, não deixe o aluno dominar;
- Interrompa
o aluno educadamente, caso ele fale demais;
- Caso o
aluno pergunte, devolva ao grupo para interação;
- Caso a
pergunta seja impertinente responda curtamente, com retomada rápida;
- Procure
eliminar os ruídos da comunicação.
- O
professor não pode estar alienado de sua classe, considerando-o aluno somente
como um – receptor – de mensagens, mas como alguém que tem uma alma, que tem
suas necessidades e, sobretudo, deseja ir para o céu.
ALUNO (DEPARTAMENTO ADULTO)
- Apesar
das opiniões definidas, precisamos mostrar pelo nosso conhecimento a
importância do que estamos demonstrando;
-
Interessante estabelecer debates, coordenando para uma conclusão.
- Cuidando
para que o Assunto abordado não venha causar discórdia ao chegar à conclusão do
mesmo (visto que os alunos têm que sair da aula pensando de igual modo).
ALUNO (DEPARTAMENTO JUVENIL)
- Precisam
de assuntos atualizados, dinâmico;
- Ser
estimulados a desenvolver atividades internamente e externamente;
- Ser
estimulados a desenvolver a mente, pois a facilidade para pensar e agir é muito
grande.
ALUNO (DEPARTAMENTO INFANTIL)
- Quando o
assunto é demonstrado através de visuais, cativamos o aluno;
- O
assunto precisa ser explanado na linguagem infantil;
- Os
alunos precisam de amor;
- Procure
ensinar e relembrar os respeitos básicos as pessoas.
-
Ensinando e pensando que futuramente, serão eles os professores da EBD, tendo
como pensamento a educação para um bom comportamento.
CONCLUSÃO
Dentro da
sala de aula o aluno é o mais importante, por isso adapte a sua aula para que o
aluno aprenda da melhor forma, busque entender o assunto do ponto de vista do
aluno, e mantenha-se atualizado com tudo.
Fontes: Mestres (CPAD) Pr. Marcos Tuler, Pedagogo Esdras Bentho, Claudionor de Andrade entre outros.