terça-feira, 12 de junho de 2012

Subsídios e Dinâmica: Lição 12: O Juízo Final


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem sobre o título da lição: O Juízo Final.

Observação: Quando vocês estiverem organizando o conteúdo para esta aula, procurem extrair aquilo que é mais prioritário deste tema, repassando para os alunos de forma objetiva as informações sobre o Juízo Final.

- Vocês podem seguir um roteiro, como por exemplo:
O que é?
Em que se baseará este julgamento?
Quando acontecerá?
Quem será o Juiz?
Quem serão julgados?
E a Igreja vai atuar nesse julgamento?
Onde estarão escritos os feitos humanos?
Quem serão julgados antes do Juízo Final?

- Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha do tempo quando acontecerá o Juízo Final.

- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Livro das Vidas Transformadas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos alunos e a transformação em suas vidas.

Material: 01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever “Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.

Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização, neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos, entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item “Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente 15 minutos para esta finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título “Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a data e o nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a sequência dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este “livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em suas vidas.

Fonte: Atitude de Aprendiz: Por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...