Começando
por onde estão as necessidades das pessoas quando prega ou ensina, você imediatamente
ganha a atenção de sua audiência. Todo bom comunicador entende e usa este princípio.
Um bom professor sabe como começar onde está o interesse dos estudantes e então
os levar
para a lição a ser estudada. Um bom vendedor sabe que sempre deve iniciar
falando sobre a necessidade
do consumidor e não a respeito do produto. Você começa onde o povo está e o
leva para onde
quer que ele esteja.
Pegue qualquer livro sobre o cérebro e
você vai descobrir que na base dele existe um filtro chamado "sistema
reticular de ativação". Deus graciosamente pôs esse filtro em nossa mente, para que não necessitássemos de conscientemente
responder a milhões de estímulos com que somos bombardeados diariamente. Se você tivesse que
conscientemente responder tudo que os seus sentidos detectam, ficaria louco.
O
seu sistema reticular de ativação continuamente seleciona o que você deve ver,
ouvir e cheirar, escolhendo
apenas alguns estímulos para a sua consciência. Desta forma, você não é
sobrecarregado.
O
que chama a sua atenção? Existem três
maneiras de passar pelo seu sistema reticular de ativação: coisas que você dá valor, coisas que são
diferentes e coisas que lhe ameaçam. Este fato tem implicações profundas para aqueles que pregam e
ensinam. Se você quiser chamar a atenção de uma multidão desinteressada, deve atar sua mensagem a
um destes três fatores.
Mesmo que compartilhar o evangelho de uma
maneira diferente ou ameaçadora possa chamar a atenção dos sem-igreja, acredito que
mostrar o seu valor para as pessoas é a forma mais consistente com os ensinamentos de Cristo. Jesus
ensinou de uma maneira que as pessoas entendiam o valor e
benefícios do que estava falando.
Ele
não tentou levar os sem-igreja ao Reino de Deus usando o medo. Na verdade,
dirigiu suas únicas ameaças
às pessoas religiosas! Ele confortava os aflitos e afligia os confortáveis!
Uma vez que os pregadores são chamados de
comunicadores da verdade, muitas vezes pensamos erroneamente que os não-crentes estão
ansiosos para ouvi-la. Na verdade, as pesquisas mostram que a maioria dos americanos rejeita a idéia da
verdade absoluta.
O relativismo moral é a raiz dos erros em
nossa sociedade. As pessoas se preocupam e se queixam sobre os níveis crescentes da
criminalidade, a separação de famílias e o declínio geral de nossa cultura, mas não reconhecem que o que está
causando isso é que elas não valorizam a verdade.
Hoje se dá mais valor à tolerância do que
à verdade, então é um grande erro se pensarmos que os não-crentes vão correr para a igreja se
simplesmente dissermos "Temos a verdade!" A reação delesserá: "É, todo mundo tem a
verdade".
Os
proclamadores da verdade não chamam muita atenção numa sociedade que a
desvaloriza. Para que
isso possa ser superado, alguns pregadores tentam "gritar" para a
sociedade, mas pregar falando mais
alto não é a solução. Ainda que a maioria dos não-crentes não esteja procurando
a verdade, eles estão
procurando alívio. Isto nos dá a oportunidade de fazê-los interessados na
verdade. Descobri que quando
prego algo que alivia a dor ou soluciona problemas, os não-crentes dizem:
"Obrigado! O que mais
há de verdade neste livro?" Compartilhar os princípios bíblicos que vão de
encontro a uma necessidade
cria uma maneira de se introduzir mais princípios da Palavra.
Poucas
pessoas que vieram para Cristo estavam buscando a verdade. Elas estavam
buscando alívio.
Jesus ia de encontro às suas necessidades, quaisquer que fossem: lepra,
cegueira ou problemas na
coluna. Depois que as suas necessidades eram solucionadas, elas sempre ficavam
ansiosas por conhecer a verdade sobre este homem que as ajudou em um problema
que ninguém podia resolver.
Fonte: Pr. Rick Warren – Livro: Uma Igreja com Propósitos