Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Subsídio e Dinâmica: Lição 02: A Enfermidade na Vida do Crente


Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem a aula, lendo a parte b do versículo 33 do capítulo 16 do Evangelho de João:
“... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

Falem dos diversos tipos de aflições e depois afirmem que uma delas é a enfermidade, tema da aula de hoje.

- Perguntem: Doença é ausência de saúde?
Aguardem as respostas.
Depois apresentem a definição de saúde, de acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde):  "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças".
Obsevem que há outros fatores que são apontados para a saúde total do indivíduo.

- Depois, trabalhem com os alunos os pontos elencados na lição, procurando promover a participação deles e contextualizando o tema com o tipo de aluno que você está ensinando.

 - Em seguida, leiam com os alunos o texto Numa Cadeira de Rodas”, que proporcionará a reflexão de que mesmo limitados por alguma doença, podemos cooperar com o Reino de Deus.

- Depois,  utilizem a dinâmica “Um Santo Remédio”.

Para concluir, solicitem a 2 ou 03 alunos para falar sobre um bênção recebida devido a uma enfermidade. Posteriormente, façam uma oração pela saúde dos alunos.
Dinâmica: Um Santo Remédio

Objetivo: Refletir sobre a atitude do cristão diante das enfermidades.

Material:
06 caixas de remédio cobertos com papel
Palavras/expressões digitadas: Confiar no Senhor, Oração, Leitura Bíblica, Fé, Crer que Deus opera milagres, Aguardar o tempo de Deus.

Procedimento:
- Falem: Estamos estudando nesta aula, sobre a origem das enfermidades e também sobre algumas doenças da vida moderna.
- Perguntem: Qual o remédio para combatê-las?
- Distribuam para os alunos as 06 caixas de remédio, que deverão conter as palavras(uma em cada caixa) já mencionadas no item “material”.
- Orientem para cada aluno abrir, um de cada vez e ler par a turma.
- Leiam Salmo 27.14 “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor”.

Texto de Reflexão: Numa Cadeira de Rodas
                Uma mulher chamada Nancy colocou este anúncio no jornal local: “Se você está solitário(a) ou tem algum problema, me telefone. Eu estou numa cadeira de rodas e quase nunca saio. Podemos compartilhar nossos problemas um com o outro. Apenas ligue. Eu terei prazer em conversar”. A resposta a este anúncio foi surpreende – 30 telefonemas ou mais a cada semana.
                O que motivou esta mulher  a ir em busca de outros da sua cadeira de rodas, a fim de ajudá-los? Nancy explicou que antes da sua paralisia ela tinha uma saúde perfeita, mas se encontrava num desespero profundo. Ela tentou se suicidar, ao pular da janela do seu apartamento, mas a queda a deixou paralisada da cintura para baixo.
                No hospital, completamente frustrada, ela sentiu que Jesus disse: “Nancy, você  tem tipo um corpo sadio, mas uma alma paralítica. De agora em diante, você terá um corpo paralítico, mas uma alma sadia”. Como resultado desta experiência, ela entregou a sua vida a Cristo. Quando ela finalmente teve permissão para ir para casa, ela orou a Deus uma maneira de compartilhar a Sua graça com outros e a ideia do anúncio do jornal veio à sua mente.
                Cada crente pode fazer algo para ajudar aos outros. Mesmo que estejamos limitados por alguma doença, velhice ou deficiência, nós ainda assim podemos orar, telefonar ou escrever. Qualquer que seja a nossa condição, podemos ser testemunhas eficazes para Jesus. VCG

Fonte: Nosso Pão Diário,