quarta-feira, 25 de julho de 2012

Subsídios e Dinâmica: Lição 05: As Aflições da Viuvez

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Viuvez! Você pode ter pensado: Ensino numa classe na qual não há viúvos nem viúvas. O que este tema tem a ver com meu aluno?
Então, pensando sobre o tema da viuvez, busquei algumas situações nas quais seus alunos(mesmo jovens), podem estar inseridos:
. Os alunos podem ter mãe viúva ou pai viúvo.
. Os alunos podem ter avó viúva ou avô viúvo.
. Os alunos podem ter pai, mãe, avô, avó doentes terminais, cuja morte parece ser uma certeza próxima. Alguém ficará viúvo ou viúva. Parece cruel pensar assim, mas é a realidade!
. Os alunos podem ter parente próximo ou amigo que está viúvo ou viúva.
. Alunas viúvas de marido vivo.
. Alunos ou alunas(senhores e senhoras) com filho viúvo ou filha viúva.
. Na classe da Terceira Idade pode ter mais viúvas e viúvos.
. Casamento com viúvo ou viúva.

- Então, para iniciar o estudo da lição, procurem situar o tipo de aluno que você tem com uma das situações descritas acima.
 
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Até que a morte os separe...”

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.
Dinâmica: Até que a morte os separe...
 
Objetivo: Refletir sobre os problemas da viuvez.

Material:
04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm, sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).
01 tubo de cola

Procedimento:
- No sábado, colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para aula do domingo.
- Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.
- Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.
- Então, peguem aqueles dois quadrados,  já colados no sábado,  e tentem separá-los.
- Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de  alguns casais optarem pela separação, divórcio etc. Mas há uma situação, a viuvez, que não é uma opção de nenhum deles, é algo natural e que certamente vai alcançar um dos cônjuges.
- Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:
. algumas partes de um colado no outro.
.algumas partes bastante danificadas.
- Falem a separação de um casal, por divórcio ou viuvez, traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
- Agora, comecem a trabalhar com os alunos os seguintes pontos:
Como filhos e filhas estão enfrentando a ausência do pai ou mãe.
Como a mãe viúva ou o pai viúvo está enfrentando a ausência do cônjuge.
Como a viúva ou o viúvo está enfrentando a ausência do outro.
Questão financeira, apoio emocional e espiritual. Como está sendo suprida?
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...