Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

ENSINANDO AS CRIANÇAS E SEU VALOR DIANTE DE DEUS Deuteronômio 6.1-9



OBJETIVO
Refletir sobre a importância de ensinar à criança as orientações dadas pela Palavra para se ter uma família bem estruturada.

 IDEIA CENTRAL DO TEXTO
A grande ênfase deste texto é ensinar a criança inculcando nela o conhecimento de Deus em todo o tempo.

“Instrui o menino no caminho em que se deve andar, e, quando envelhecer, não se desviará dele.” Pv 22.6 
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo uma época de “uma geração” que não conhece ao Senhor e a mortandade é crescente na juventude, por falta de orientação e condução da criança a presença de Deus (Jz 2.10). É hora dos pais assumirem o seu papel de educador e não deixar por conta da escola ou igreja.

AS ESCRITURAS ENSINAM VERDADES EXTRAORDINÁRIAS PARA BOA ESTRUTURA DA FAMÍLIA:
1.  Ensino da criança começa em casa:
·       A responsabilidade primordial de ensinar as crianças é dos pais, cercando elas dos feitos e dos estatutos do Senhor (Dt 6.1-9, Pv. 22.6);
·       Os filhos precisam obedecer aos vossos pais no Senhor, pois quando eles corrigem fazem sob a orientação de Deus (Ef 6.1-3; Hb 12.5-11);

2.  O pai precisa ter o respeito e governar sua casa:
·       O pai precisa ter os seus filhos sob disciplina e respeito (1Tm 3.4,5 e 12);

3.  Valores ou conselhos necessários ao ensino da Criança:
·       Palavra de Deus: A criança precisa saber o que diz a Palavra e os feitos do Senhor (Dt 6.6,7; Jz 2.10; 1Co 10.11); Ex. Judeus, Islamismo e outros.
·       Comportar na casa de Deus: Casa de Deus não é parque de diversão nem shopping, por isso é necessário educar a criança a ficar quieta e fazer silêncio dando o exemplo (Ec 5.1; Êx 3.5; Lc 2.39-52, 18.15); Ex.TJ, Tribunal e outros
·       Comportamento de Crente: A criança aprende muito pelo exemplo, quando você deixa de fazer o correto, esta prejudicando não só a você mais também os filhos (Lc 18.16); Ex. Amor a Deus, Falar da igreja, responsabilidade.
·       Amar ao próximo, ajudar, companheirismo, respeito aos mais velhos e autoridades, responsabilidades pelos atos e compromissos, sinceridade, honestidade.
·       Dicas aos pais: Observar e orientar sobre as más companhias, fotos e conversas na internet, comprar roupas/objetos de servos de Deus, comportamento na igreja, o que ela esta assistindo na TV, ou seja, acompanhar todo o crescimento do filho. Ex. Facebook, Escola, Colegas do dia-a-dia.

CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui?
1.  A responsabilidade primordial da educação das crianças é dos pais.
2.  É uma via de mão dupla os pais ensinam e os filhos obedecem para vida prolongada e abençoada.
3.  As crianças devem ser conduzidas a participar dos cultos com reverência e não serem afastadas para cultos separados ou deixados em casa.

“Assim como a criança está aberta para conhecer a Jesus, 
ela também está para o mal.”

Fonte:
Bíblia de Ajudas Adicionais, Editora Alfalit.

Robson G. Santos