terça-feira, 25 de setembro de 2012

Currículo do Ano 3 – Adolescentes – Vivendo em Família 14ª. Aula: Sem Título


Falem: Vocês já sabem que nesta revista, não há uma lição para hoje. Mas, vamos trabalhar o tema do trimestre, fazendo duas atividades que proporcionarão o desfecho do que aprendemos nestas aulas.
Vocês podem realizar as duas dinâmicas ou somente uma. Vocês decidem!

- Para concluir a aula, se houver condições, ofereçam um lanche para os alunos.

Atividade 01: Dinâmica “Família, eis a Questão!”

Objetivos:
Analisar os elementos e valores importantes para que uma família seja bem sucedida.
Realizar revisão e conclusão do trimestre.

Material:
01 quadro ou 01 cartolina
¼ de folha de papel ofício para cada aluno
01 saco ou 01 caixa
01 folha de papel ofício
Lembrancinhas:a quantidade fica a seu critério e/ou condições financeiras, mas sugiro que não seja menos de 03)

Procedimento:

- Perguntem aos alunos quais os elementos, valores que não podem faltar numa família, para que os relacionamentos familiares possam ocorrer de forma agradável.

As respostas devem ser colocadas no quadro ou escritas numa cartolina.

Aqui estão relacionadas 16 palavras que vocês podem sugerir, caso os alunos tenham dificuldade para começar a responder ou se vocês quiserem complementar: COMUNHÃO, ALEGRIA, AMOR, LAZER, CONFIANÇA, COMPREENSÃO, DIÁLOGO, ADORAÇÃO, OBEDIÊNCIA, UNIÃO, RESPEITO, REGRAS, RESPONSABILIDADES, CONTROLE DE TEMPERAMENTOS, VALORES CRISTÃOS, ORAÇÃO.

Esta é uma forma de fazer os alunos se lembrarem do que estudaram.

- Em seguida, entreguem para cada aluno ¼ de uma folha de papel ofício.

- Falem: Estas palavras traduzem as várias coisas que devem acontecer entre os membros de uma família, aqui temos 16 palavras(aquelas que eu sugeri). Vocês vão escolher dentre estas, apens 05 palavras que vocês consideram importantes para que uma família possa ser bem sucedida. Escrevam as 05 palavras neste papel que vocês receberam.

- Enquanto os alunos escolhem, escrevam cada palavra num papel pequeno, dobrem cada um e coloquem dentro de um saco ou caixa.

- Agora,  forneçam as seguintes orientações: Serão retiradas algumas palavras do saco ou caixa. Ao ser lida cada palavra, observem as que vocês escolheram e vocês devem ticar com uma caneta se a palavra coincidir com uma das suas. Isto deve acontecer  até que alguém tenha todas as palavras ticadas, esta pessoa deverá receber uma lembrancinha.
 Vocês podem continuar com atividade até que as lembracinhas se acabem, se acontecer do número de ganhadores for maior do que o de lembrancinhas, não se preocupe, afirmem que vocês levarão  outras lembancinhas na próxima aula.

- Para concluir, peçam aos alunos que leiam as 05 palavras escolhidas por eles. Enfatizem o quanto é importante ter conhecimento sobre isto como também é sua prática e esforço de cada um para que a convivência famíliar seja bem sucedida.

Por Sulamita Macedo.


Atividade 02: Dinâmica “O Lápis, o Apontador e a Borracha”.

Objetivo: Refletir sobre as ações e relaciomentos familiares.

Material:
01 cópia do texto  “A História do Lápis” para cada aluno.
01 lapis grafite, 01 apontador e 01 borracha para cada aluno, ¼ de folha de papel ofício.

Procedimento:
- Distrubuam uma cópia do texto  “A História do Lápis” para cada aluno.
Texto de Reflexão:  “A História do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação.

Autor desconhecido.

- Façam a leitura do texto de forma dialogada, para isto escoham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e um narrador.

- Reflitam com os alunos sobre 05 ensinamentos do texto, relacionando-os com o tema do trimestre.

- Depois, entreguem para cada aluno o  lápis, apontador,  borracha e ¼ de folha de papel ofício.

- Solicitem para que escrevam algo que estão realizando que não está sendo agradável para a família deles, em seguida, apaguem e escrevam o que pode ser modificado.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...