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CURSO DE EBD

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DICAS FUNDAMENTAIS AOS PROFESSORES

O que cabe ao  professor:
1.   Preparar cada lição com dedicação. Cada momento de estudo traz novas experiências que edificam o professor.
2.   Contextualizar o que está sendo estudado. O que enriquecerá a lição e o aluno saberá aplica-la em sua vida cotidiana.
3.   Estudar a lição até que possa domina-la com linguagem familiar. O produto final do pensamento claro é o falar claramente.
4.   Não descansar enquanto não compreender claramente a lição
5.   Ensinar a lição que domina. Não se aventure a trabalhar um conceito que não está bem claro.
6.   Ao estudar a lição use as perguntas: que? como? Por que? Para auxiliar na compreensão do texto.
7.   Pesquisar outras fontes para melhorar a compreensão do conteúdo.
8.   Se possível escreva o que entendeu da lição, ou converse com alguém que pode acrescentar informações e experiências.

A Lição:
            A verdade a ser ensinada deve ser aprendida através de alguma verdade já conhecida. Devemos buscar um ponto conhecido, mostrando certa semelhança do novo com algo conhecido ou já familiar.       
O aprendizado deve processar por passos gradativos. 
Algumas recomendações:
1.      Descubra o que seus alunos sabem do assunto que você lhes vai ensinar, este será o ponto de partida.
2.      Aproveite o conhecimento e experiência dos alunos.
3.      Anime-os a aclarar e refrescar o conhecimento que já tem, lançando mão das expressões e palavras deles sobre o assunto.
4.      Comece com ideias ou fatos que sejam do conhecimento dos alunos, para que as novas informações sejam acrescentadas.
5.       Relacione, quanto possível, cada lição com as anteriores e com o conhecimento e experiência dos alunos.
6.      Disponha a sua apresentação de tal forma que cada passo de uma lição conduza fácil e naturalmente à lição seguinte.
7.      Os passos da lição devem ser proporcionais às idades e avanços dos alunos. Não desanime suas crianças com lições ou exercícios muito longos, e nem deixe de despertar e conservar o interesse dos alunos mais velhos dando-lhes lições por demais simples e fáceis.