terça-feira, 11 de setembro de 2012

Subsídios e Dinâmica: Lição 12: As Dores do Abandono


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do tema aula: As Dores do Abandono.
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Morador, Casa, Terremoto”.

- Em seguida, perguntem para os alunos sobre os tipos de rejeição e anote cada resposta no quadro ou cartolina:

Enfermidade
Vícios
Atitudes inadequadas e antissociais
Velhice
Falta de emprego
Bullying
Autoexclusão de atividades e afirma ser vítima
Grupos "fechados" que rejeitam novas pessoas
Abandono do marido, esposa, filho ou filha, pai, mãe, namorado, noivo, amigos.
- Depois, acrescentem os locais onde ocorrem as rejeições:
Casa      Igreja      Trabalho      Rua         Escola        Demais setores da sociedade

- Ainda sugiro a Dinâmica: Inclusão, já postada no Blog Atitude de Aprendiz, siga o link. Esta dinâmica possibilitará a reflexão sobre a importância de estar incluído e estar acessível a aceitar outras pessoas no grupo.

Pensem nisto! 

Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é um ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar(mesmo devagar, mas mudem!). Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas. 

“Medita estas cousas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”. I Tm 4.15

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.

Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.
Dinâmica: Morador, Casa, Terremoto

Objetivo: Refletir sobre as consequências do abandono.

Material: Espaço livre para que as pessoas possam se movimentar. 

Procedimento:
 - Solicitem para que os alunos formem grupos de 03 pessoas. É muito importante que sobre uma pessoa.
- Orientem que 02 alunos deverão ficar de frente para o outro, formando as paredes da casa, e com as mãos no alto, dando ideia de telhado. O terceiro aluno será o morador e ficará dentro da casa.
- Depois, forneçam as seguintes orientações:
Quando o aluno que está sobrando( sem casa) falar a palavra: 

MORADOR: Todos os moradores trocam de casa. O aluno que está sobrando também participará da atividade. Sempre sobrará um aluno.

PAREDE: As paredes trocam de lugar, os moradores ficam permanecem. O aluno que está sobrando também participará da atividade. Sempre sobrará um aluno.

TERREMOTO: Todas as paredes e moradores saem do lugar, para formação de novas casas e novos moradores. O aluno que está sobrando também participará da atividade. Sempre sobrará um aluno.

- Então, depois destas orientações, realizem estes comandos pelo menos duas vezes.

- Em seguida, passada a euforia, reflitam com os alunos:
É bom ser incluído? Por quê?
Como se sentiu o aluno que ficou sem casa?
Você já se sentiu excluído? Rejeitado? Abandonado? De que forma? Em casa? No trabalho? Na igreja?
Como você está vencendo ou venceu esta situação?

- Para finalizar, leiam João 1. 11 e 12. Depois falem que Jesus também foi rejeitado e aceito por outros. Assim também acontece conosco.

Leiam também João 14. 23 e 26. Falem que nesta casa (apontando para o nosso corpo) temos Deus, Jesus e o Espírito Santo como moradores. 

Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Autoria Desconhecida.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...