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Subsídios e Dinâmica: Lição 14: A Vida Plena nas Aflições


Façam uma retrospectiva das 13 lições anteriores. Para tanto, organizem a seguinte atividade:
Digitem as palavras e expressões abaixo relacionadas, que fazem alusão a cada tema estudado:
ENFERMIDADE(2)         MORTE(3)        VIOLÊNCIA SOCIAL(4)          VIUVEZ(5)
ESCASSEZ OU FALTA DE ALIMENTO(6)    CASAMENTO MISTO(7)     
FILHOS REBELDES(8)         DÍVIDAS(9)        PERDA DE BENS(10)        INVEJA(11)
ABANDONO(12)        COBIÇA PELA FAMA E PODER(13)

- Falem: Hoje estamos finalizando mais um estudo de um conjunto de lições. Vamos agora, fazer uma revisão dos temas abordados e depois trabalharemos a lição 14.

- Distribuam as palavras digitadas acima descritas e solicitem que os a procurem a verdade prática referente ao tema/lição que cada um recebeu.

- Solicitem que cada aluno leia o nome(o tema) que recebeu e depois leia a verdade prática contida na lição. À medida for lido, fixem no quadro ou cartolina os temas estudados.

- Em seguida, falem: Estes problemas aqui expostos fazem parte das aflições que podemos passar. Mas, podemos ter  uma vida plena, apesar das dificuldades.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição 14  de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Depois, utilizem a dinâmica “Na Fornalha”.

- Caso vocês desejem utilizar textos de reflexão, faço a sugestão de alguns já postados neste blog: O Bordado, Nessecidades Absolutas ou Deus do Impossível, que proporcionarão a reflexão de que nas dificuldades não estamos sozinhos, Deus está conosco e que podemos ter vida plena. Procurem no marcador “Textos de Reflexão”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Observação para Revista de Adolescente e Juvenis: Este trimestre há 14 domingos e em cada  revista temos apenas 13 lições. Há sugestão para a décima quarta aula, no blog Atitude de Aprendiz.

Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferecidadas nas aulas!

“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).
Dinâmica: Na Fornalha

Objetivo: Refletir e reconhecer que nas dificuldades Jesus está conosco.

Material: 01 caixa de palitos de fósforos(tipo longo).

Procedimento:

- Leiam Daniel 3. 12, 15, 17, 19, 20, 21, 24, 25, 27.

- Solicitem que os alunos acompanhem  em suas Bíblias a leitura citada.


- Falem: Lemos o relato sobre 03 jovens judeus que foram jogados na fornalha, mas neste momento de extrema dificuldade  tiveram a companhia do 4º. Homem(Deus), que estava com eles, guardando-os na fornalha e não dafornalha.

Há momentos que também nos sentimos como se estivéssemos na fornalha, Jesus não nos prometeu ausência de problemas, mas que estaria conosco, conforme lemos em João 16.33 e Mateus 28.20b.

- Solicitem agora para que alguns alunos contem uma situação difícil, que eles sentiram como se estivessem na fornalha. Para tanto, peçam para que os alunos risquem o fósforo e, enquanto a chama estiver acesa, contem qual foi o problema e a solução e como se sentiu amparado por Jesus. Caso a chama se apague antes do aluno terminar o relato, deixe que ele conclua.

Dessa forma, isto é,com o fósforo aceso, o aluno deverá ter mais objetividade no relato e o fogo se apresenta como um símbolo de ter estado na fornalha da aflição.

- Ao término de cada relato, leiam Isaías 48.10b “...Provei-te na fornalha da aflição”.

- Para concluir, façam uma oração pelos alunos que estão passando por problemas, isto é , estão na fornalha da aflição.

Por Sulamita Macedo no blog Atitude de Aprendiz.