segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Currículo do Ano 3 – Adolescentes – Cartas que Ensinam - Lição 04: Confronto Histórico


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o Fruto do Espírito e as Obras da Carne, que são mencionados na carta de Paulo aos Gálatas.

- Solicitem que os alunos abram a Bíblia em Gálatas 5. 22. Leiam o versículo citado e depois trabalhem o significado de cada palavra, observando inicialmente a ideia que os alunos já possuem sobre elas. Depois, se necessário, apresentem o significado do dicionário.
Em seguida façam o mesmo procedimento após a leitura de Gl 5. 19 a 21(obras da carne).
À medida que a leitura dos versículos for realizada, coloquem no quadro  as palavras citadas(digitadas), formando dois grupos antagônicos.


- Depois, falem que há uma batalha constante entre o Espírito e a Carne, conforme lemos em Gl 5. 17. Enfatizem que como cristãos devemos apresentar frutos dignos de arrependimento, e que este confronto entre a natureza espiritual e carnal, pode ser vencida com ajuda do Espírito Santo, oração, vigilância e guardando a Palavra de Deus.

- Durante a aula, oportunizem a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Leiam o texto “A Serpente e o Vaga-lume”, que proporcionará a reflexão sobre a luta do mal contra o cristão, para que ele não seja luz do mundo.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Bagagem”.

Texto de Reflexão: A Serpente e o Vaga-lume
Conta a lenda que, uma vez, uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensava em desistir.
Fugiu por um dia inteiro e ela não desistia. Dois dias e nada… No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas, já que vou te devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço à sua cadeia alimentar?
- Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…
Autoria desconhecida.

Dinâmica: A Bagagem

Objetivo:
Refletir sobre a importância da frutificação espiritual na vida cristã.

Material:
Texto “A Bagagem”(postado abaixo)
01 mala pequena, 01 mala grande
01 malinha bem pequena de plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade, Amor, Raiva,  Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso,  Outro Sorriso, Mais Outro Sorriso,  Felicidade, Tristeza, Paciência,  Esperança,  coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22)   e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).

Procedimento:
- Antes da aula: Coloquem todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
- Durante a aula: Escolham uma pessoa para ler o  texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem parte do texto original.

Texto de Reflexão “A Bagagem”
            Quando sua vida começa, você tem  apenas uma mala pequenina na mão. (neste momento mostre a mala pequena).
À  medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante(Peguem a mala grande)
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas. Pesa demais (andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho (se possível se sentar), esperando que alguém o ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira  esperando, até que seus dias acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade… Amor… Nossa! Tem bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as palavras à medida que forem mencionadas).
Mas tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Ai você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante…
Então procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor(As 09 partes do Fruto do Espírito, ao retirar leia cada uma).
Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… ( as 16 obras da carne,  ao retirar leia cada uma).
             Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora é com você… E não se esqueça de fazer isso mais vezes… Pois o caminho é Muito, muito longo.
Autoria do texto desconhecida.
3 – Agora, sugiram aos alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto do Espírito.
– Para concluir, entreguem para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus 11. 28 a 30.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Por Sulamita Macedo, blog Atitude de Aprendiz

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