segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Subsidios e Dinâmica: Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores Lição 01: A Atualidade dos Profetas Menores


Professoras e professores, para a panorâmica do trimestre e  lição 01, apresento as seguintes sugestões:

- Organizem a aula em dois momentos: a primeira para a Panorâmica do Trimestre e depois a lição 01.

Parte 1 - Panorâmica do Trimestre:

- Mostrem a capa da revista e apresentem o tema: Os Doze Profetas Menores – Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo.

- Explorem a figura da capa da revista, perguntando:

O que vemos? Objetos antigos que se referem à escrita e edificações modernas.
O que isto tem a ver com o tema?  Os livros “Profetas Menores”, apesar de terem sido escritos há muito tempo, trazem no seu conteúdo lições importantes para os dias atuais.

- Falem sobre o Comentarista, o Pastor Esequias Soares. Vocês encontram informações na interação da lição 01. Se possível, apresentem uma foto dele.

- Apresentações dos temas das 13 lições, da seguinte forma:

Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice do Antigo Testamento e falem sobre as 05 divisões do AT, mostrando no índice os livros que compõem cada parte:

Pentateuco: de Gênesis a Deuteronômio(05 livros)
Históricos: de Josué a Ester(12 livros)
Poéticos: de Jó a Cantares de Salomão(05 livros)
Profetas Maiores: de Isaías a Daniel(05 livros)
Profetas Menores: de Oséias a Malaquias(12 livros).

Nesta úlitma parte, falem: Estes 12 livros(Profetas Menores) serão  o conteúdo das nossas lições deste trimestre, estudaremos alguns aspectos de cada um destes livros.

Parte 2 - Lição 01: A Atualidade dos Profetas Menores

- Nesta lição, serão apresentadas informações gerais destes livros, trabalhem  de  forma objetiva os seguintes pontos:
A  origem do termo “Profetas Menores”
Contexto histórico da época dos Profetas Menores
Inspiração e autoridade destes livros
Mensagem dos livros e sua atualidade

- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu te Conheço?”


Dinâmica: Eu te Conheço?

Objetivo: Iniciar o estudo sobre os Profetas Menores.

Material:
Os 12 nomes dos Profetas Menores digitados(OSÉIAS, JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e  MALAQUIAS).

Informações gerais sobre cada profeta ou livro( veja abaixo, um exemplo feito com versículos). As informações podem ser colhidas na revista, livros, sites e Bíblia de Estudo, sejam objetivos na escolha dos pontos a ser apresentados.

Procedimento:
- Entreguem para 12 alunos os nomes dos doze profetas(um nome para cada aluno).
- Entreguem aleatoriamente os 12 papéis contendo informações sobre os profetas ou livro(um papel para cada aluno).
Um exemplo: o aluno que recebeu o nome OSÉIAS não necessariamente receberá informações sobre ele, mas pode ser de outro profeta.
- Em seguida, um por vez, vai ler o nome do livro/profeta e depois o conteúdo informativo que recebeu. Depois que ele ler, o aluno pergunta:
 Você me conhece?
 Será que estas informações e  características  são minhas?
Outro aluno poderá dizer: Acho( ou tenho certeza) que as informações que tenho se referem a você! Então ele ler para a classe e o professor deve confirmar ou não a veracidade das informações sobre este ou outro profeta( o professor deverá ter conhecimento e certeza das informações sobre cada profeta).
Este procedimento deve acontecer até que todos os 12 profetas sejam apresentados.
- Depois, solicitem que os alunos que estão com os nomes dos 12 profetas se posicionem diante da classe, formando a sequência dos livros de acordo com a ordem em que aparecem na Bíblia.


É interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver dificuldade(cetamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.

Informações  sobre cada profeta ou livro, através de versículos:

Observações:
- Os nomes dos profetas devem ser separados dos versículos, entreguem para os alunos de acordo com a descrição no procedimento.
- As referências dos versículos não aparecem para que o aluno descubra qual o livro ou profeta pelo conteúdo.

OSÉIAS: “... Vai toma uma mulher de prostituição... e foi tomou a Gomer...”
JOEL: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão sonhos”.
 AMÓS: “...Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos”.
 OBADIAS: “Porque o dia do Senhor está perto, sobre as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”.
JONAS: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”.
 MIQUÉIAS: “E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
 NAUM: “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente...”
HABACUQUE: “...Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos  a notifica...”
SOFONIAS: “E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que  estão assentados sobre as suas fezes, que dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal”.
AGEU: “Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saco furado”.
ZACARIAS: “Assim,  virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bêncão do Senhor”.
 MALAQUIAS: “ E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar  subsídios Pedagógicos no Blog Atitude de Aprendiz!

Pensem nisto!

Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!


“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...