terça-feira, 9 de outubro de 2012

Subsídios e Dinâmica - Lição 02: Oseias – A Fidelidade no Relacionamento com Deus


- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Oseias, o primeiro de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Oseias – A fidelidade no relacionamento com Deus”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros, sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!

- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Oseias
Profetizou em Samaria: Capital do Reino do Norte
Período de Ministério: 793 – 753 a. C.(40 anos)
Contemporâneo do rei Jeroboão II(Os. 1.1)
Havia prosperidade econômica, hegemonia política e militar da Assíria
Constatava-se a apostasia, infidelidade a Deus.
2 – Divisão do livro do profeta Oseias:
Parte I: Biografia do profeta, nos capítulos de 1 a 3.
Parte II: Profecias, nos capítulos 4 a 14.
3 – Mensagem principal do livro
4 – Simbolismo do matrimônio de Oseias e Gomer
5 – Advertências e juízos
6 – Mensagem de Esperança: Amor e fidelidade de Deus/ Reconciliação/Restauração
7 – Contextualização do tema com a vida do seu aluno e para a Igreja.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore Frutífera”.
Dinâmica: Árvore Frutífera
Objetivo: Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Material:
01 cópia do texto Plantando Boas Sementes para cada aluno.
½ folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
- Leiam o texto “Plantando Boas Sementes”(postado abaixo).
Texto de Reflexão: Plantando Boas Sementes
            Como principiante no jardim, logo aprendi que um terreno não cultivado era impróprio para a plantação de sementes e para o crescimento. Mas quando plantei boas sementes numa terra bem preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que veio a colheita.
            Um terreno bem preparado, as sementes certas e a bênção de Deus são essenciais para a produção de frutos, não somente num jardim, mas também na vida cristã.
            O profeta de Deus, Oseias, pregou este princípio ao povo de Israel. Eles haviam semeado sementes de maldade e confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de confiar em Deus. Então eles comeram os frutos amargos de mentiras, especialmente a mentira de que a sua própria de que sua segurança e sucesso vinham da sua própria força militar(Oseias 10.13).
            Oseias rogou a Israel para seguirem a Deus – deixaram o terreno endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”. Se eles semeassem justiça, iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria chover bênçãos sobre eles.
             Está o solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua Palavra, em vez de ser receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira de viver em vez de confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero arrependimento, semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer espiritualmente. Acima de tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio para que sua vida seja frutífera. JonieYoder
Fonte: Nosso Pão Diário (13.05.2003).
- Em seguida, distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).
- Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
- Depois, falem: Temos plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus.
- Para finalizar, leiam:
João 15. 5 “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque  sem mim nada podeis fazer”.
Mateus 12.33b “... pelo fruto se conhece uma árvore”.
Salmo 1. 1 a 3 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvores plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem,  e tudo quanto fizer prosperará”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Fonte: Por Sulamita Macedo, blog Atitude de Aprendiz.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...