terça-feira, 13 de novembro de 2012

Subsídios e Dinâmica: Lição 07: Miqueias – A Importância da Obediência


A aula de hoje será sobre o livro de profeta Miqueias, o sexto de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título “Miqueias – A Importância da Obediência”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula! Leiam o texto “Planejamento de Aula”(postado abaixo).

- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Miqueias
2 – Partes do livro
3 – Mensagem principal do livro
4 - Conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula. Contextualização do tema com a vida do seu aluno e para a Igreja. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

Quando vocês falarem sobre o Ritual Religioso(item III), trabalhem sobre a liturgia do culto que vivenciamos hoje.
 Inicialmente é interessante explicar o que é “liturgia”.
Depois, perguntem: Quais as partes da liturgia do culto?
Aguardem as respostas e em seguida questionem sobre a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto.
Enfatizem que o profeta Miqueias falava contra o cumprimento do rito religioso de forma mecânica, sem amar e obedecer a Deus. 
Depois, leiam:
“Deus é espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade”. Jo 14.24.
“Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Rm 12.01.
“Se eu tivesse fome, não te diria, pois meu é o mundo e sua plenitude. Comerei eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus sacrifício de louvor e paga ao Altíssimo os teus votos” Sl 50. 12 a 14.

- Leiam o texto “Maravilhe-se e Adore”, que possibilitará a reflexão sobre a motivação para adorar a Deus.

- Para concluir, utilizem a dinâmica Adoradores em Ação”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Fonte: Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...