Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Diâmica e Subsídios: Lição 10: Sofonias – O Juízo Vindouro - Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

“Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1

- Iniciem o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Sofonias, o nono de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.  A lição tem como título “Sofonias – O Juízo Vindouro”.

- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Sofonias
2 – Quem era Sofonias
3 – Partes do livro e suas características
4 – Mensagem principal do livro

O conteúdo da lição deve ser trabalhado, buscando o envolvimento do aluno com a aula e contextualizando o tema com a vida do seu aluno. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprimir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais relevantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais. Preparem-se para ministrar a aula!

Se vocês desejarem conhecer mais sobre como fazer um Planejamento de Aula e saber informações sobre o desenvolvimento da aula, leiam o texto “Planejamento de Aula” “A Aula”, na categoria Texto Pedagógico deste blog.

- Leiam o texto “Vem uma Tempestade”, que proporcionará a reflexão de que existe uma forma segura de escapar do julgamento de Deus.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “O que o futuro reserva para mim?”, que possibilitará a reflexão sobre a vida cristã pautada na Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs.


Dinâmica: O que o futuro reserva para mim?

Objetivo: Refletir sobre a vida cristã pautada na Palavra de Deus, tendo o cuidado para não incorporar práticas pagãs.

Material:
01 mapa astrológico
01 Bíblia

Procedimento:
- No livro do profeta Sofonias, lemos:
“E estenderei a minha mão contra...  os que sobre os telhados se curvam ao exército do céu;  e os que se inclinam jurando ao Senhor e juram por Malça”(1.4a e 5).
- Falem: Aqui observamos que o povo estava tendo uma prática astrológica e também prestava culto ao Senhor e a Malcã, evidência de sincretismo religioso com o paganismo.
- Falem, ainda: É muito comum hoje também muitas pessoas, até evangélicas, consultarem a astrologia, para obter orientação sobre o futuro, consultando o horóscopo diariamente, acreditando como algo verdadeiro e aceitável para seu futuro, tendo as orientações como guia para suas decisões.
- Agora, solicitem aos alunos que falem sobre a consulta ao horóscopo na época que ainda não eram convertidos: quando e como acontecia e por que faziam esta prática.
Observem as respostas com atenção.
- Perguntem:
 Por que muitas pessoas buscam no horóscopo orientação para suas vidas?
Onde e a quem o cristão convertido deve consultar sobre sua vida? De que forma?
Aguardem as respostas dos alunos.
Neste momento, coloquem no quadro o mapa astrológico, semelhante a este abaixo, e falem sobre o que geralmente é apresentado no horóscopo, para tanto pesquisem e levam para classe as orientações para os 12 signos e depois analisem seu conteúdo.

- Agora, vejamos o que a Bíblia nos adverte(mostrem a Bíblia), esta é nossa regra de fé e prática:


Sl 1. 1 e 2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Sl 119. 9 e 11 “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra... Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

Cl 3. 16a “A palavra de Cristo habite em vós abundamente...”

Tg 1. 22 “Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-nos com falsos discursos.”
- Para concluir falem:

Sofonias anunciava o juízo de Deus sobre o povo por causa de seus pecados num futuro próximo, pois o que reservava para eles, devido suas práticas, era o julgamento inevitável anunciado pelo profeta, tendo em vista que haviam se desviado dos ensinamentos do Senhor, procurando formas de consulta e adoração em outras fontes pagãs.

Tenhamos nós o cuidado de obedecer a Deus conforme Sua Palavra, pois quem está ligado em Deus não perde o foco da trajetória cristã e não busca outras fontes de orientação. O futuro reservado para aqueles que obedecem a Deus está assegurado em Sua Palavra.

Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus ensinamentos, elas encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.
            
Há diversos anos atrás na Flórida, presenciei o céu  de um escuro ameaçador, quando um vento uivante empurrava a chuva em fortes rajadas pelas águas da baía. Um furacão estava se aproximando!
            Durante todo o dia, as estações de rádio e TV davam instruções urgentes de como se proteger dos ventos destruidores e das crescentes marés da tempestade iminente.
       Enquanto os moradores se preparavam freneticamente para a tempestade, eu me perguntei: “Por que as pessoas levam tão a sério as edições de alerta dos centros de meteorologia, e todavia se recusam  a ouvir as admoestações de Deus?”
           Na Sua Palavra, Deus nos disse que um desastre muito maior virá sobre todo o mundo. A Bíblia diz: “Mas do dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nele há, se queimarão”(II Pedro 3.10).
           Sim, este dia terrível virá. Mas existe uma forma segura de escapar do julgamento de Deus. Nós a encontramos em Cristo. Aqueles que colocaram  a sua confiança nEle, vão desfrutar da Sua paz aqui na terra estarão seguros de passar a eternidade  com Ele, no céu.
           Está você preparado(a)? Se não, aceite o Senhor Jesus como o seu Salvador, hoje(Rm 10. 9 – 13). Richard De Haan

Fonte: Nosso Pão Diário(19.07.2003)

Tenham uma excelente e produtiva aula!
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/