terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dinâmica e Subsídios: Lição 10: Ninguém despreze a sua mocidade! - Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam


“Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Fp 3:1
- Falem: Hoje estamos estudando a 8ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.

- Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.

Quem ele era?
O que fazia?
Por que Paulo escreveu para ele?
Qual o conteúdo desta primeira carta?
Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.


- Lembrem-se que ao Trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é  o jovem Timóteo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem é você?

Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia  sobre o jovem Timóteo.

Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
01 máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação

Procedimento:
- Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?
- Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.
- Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.
Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.
- Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.
- Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.
Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:
.  uma capa(1ª folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.
. uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
. a numeração das folhas das atividades dos alunos.
- Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.
- Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.

Por Sulamita Macedo no blog Atitude de Aprendiz

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