terça-feira, 4 de dezembro de 2012

“QUAL A VANTAGEM DE SER JUDEU?” x JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (Rm Caps. 3-5)


Fazendo aqui uma aplicação dos textos bíblicos e estudos, começo da seguinte forma: Qual a vantagem de ser cristão? 

“Muita”, responde o apóstolo Paulo. Primeiramente, aos cristãos foram confiadas as palavras de Deus
 (Rm 3.2). 




O plano de Deus falhara já que os homens quebraram o concerto divino? De modo nenhum, pois a falta de fé dos homens não invalida a fidelidade de Deus (2 Tm 2.13).

“Não existe justificação ou salvação fora de Jesus, por justificação, entende-se o ato pelo qual Deus declara posicionalmente justa a pessoa que a Ele se achega através da pessoa de Jesus Cristo. Esta justificação envolve dois atos: o cancelamento da dívida do pecado na “conta” do pecador, e o lançamento da justiça de Cristo em seu lugar”. E ao confessar os pecados, são perdoados em Cristo Jesus.
Deus tanto nos resgatou como pagou a dívida que era nos imposta (Resgatou e propiciou o meio) Ler Rm 3.24.25 e Cl 2.12-15.
A Justiça de Deus tornada justiça do homem, através dos meios: A graça de Deus (Rm 3.24); O sangue de Cristo (Rm 3.25); A fé que opera em nós (Rm 3.28);
Condições para a justificação: Aceitar a Jesus como salvador; Crer que Deus enviou Jesus para morrer no lugar do homem e Crer que Deus O ressuscitou para dar vida.
A justificação acontece pela fé em Deus, exemplo disso foi Abraão (Rm Cap. 4), as obras não salva ninguém, mas a fé é demonstrada pelas obras (Rm 3.20; Tg 2.14-20).
Enquanto estiver nesta terra o cristão é falho, pecador sim, mas ao fazer a vontade de Deus e deixar o Espírito Santo guiar a vida não dará lugar ao pecado, mas pecando e confessando receberá perdão, somente quem está em Cristo pode ser guiado pelo Espírito.
Todos estavam debaixo da condenação eterna, sendo de igual forma pecadores, ou seja, a culpa é universal, mas Cristo veio não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo através Dele.
Glórias a Deus que Cristo liberta o homem da culpa do pecado, quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. (Rm 8.1,2, 33,34; Hb 9.14) Aleluias!

Por Prof. Robson Santos

Fonte:
Bíblia com ajudas adicionais – ALFALIT.
Livros Teológicos da EETAD

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...