Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o mundo - Lição 01: Quem é você?


Professoras e professores, estamos iniciando mais um ano de atividades na EBD. Motivação, estímulo, compromisso, responsabilidade, preparação e oração são ingredientes que não podem faltar à vida daqueles que estão ensinando. Então, mãos à obra! 
- Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da EBD. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50 minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias.
 E na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
- Agora, deem continuidade a aula, com as sugestões a seguir.
- Coloquem em local próximo a entrada da sala um espelho grande ou de tamanho médio, bem ornamentado nas bordas. Isto deve ser feito antes dos alunos chegarem.
- Observem a reação dos alunos ao chegarem à classe, o que vão fazer ou falar.
- Falem do tema do trimestre“O Relacionamento entre o crente e o mundo” e depois escrevam “Quem é você? no quadro ou cartolina e afirmem que “Quem é você?” é o título da lição 01.
- Perguntem: Alguém se olhou no espelho? Alguém evitou se olhar? Por quê?
Reflitam com os alunos sobre a importância da aceitação da auto-imagem.
- Trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
- Depois, utilizem a dinâmica “Quem sou eu?”, que oportunizará o trabalho e reflexão das características pessoais e traços da personalidade dos alunos.
-Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Projeto 2013”, que tem como objetivo fazer com que os alunosplanejem metas e ações para 2013.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem sou eu?
Objetivos:
Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Promover maior conhecimento e integração entre as pessoas de um grupo.
Material:  ½ de uma folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno a metade de uma folha de papel ofício.
- Solicitem que escrevam suas características pessoais e atividades quem desenvolvem, mas não se identifiquem, isto é, não escrevam o nome.
- Recolham todos os registros.
- Em seguida, comecem a ler o que cada aluno escreveu e falem: Quem sou eu?
- Aguardem as respostas dos alunos. A intenção é que cada pessoa da classe seja identificada através das características apontadas por ele próprio.
-Para finalizar, façam os seguintes questionamentos:
Foi difícil reconhecer um colegas através das características?
Eram estas características conhecidas por todos?
Nós conhecemos bem os nossos colegas e até nós mesmos?
- Para concluir leiam Mt 12.33b  e Sl 103.14 a 16.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Projeto 2013
Objetivo: Planejar metas e ações para 2013.
Material:  ½ folha de papel ofício e 01 caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Estamos iniciando mais um ano e precisamos pensar e planejar ações, metas e atos que pretendemos executar em 2013.
- Distribuam a metade da folha de papel ofício e a caneta para os alunos.
- Peçam que coloquem uma de suas mãos sobre o papel e a contornem.
- Falem que a mão representa ação, trabalho, atitude para que as ações planejadas sejam concretizadas.
- Solicitem que escrevam na mão pelos menos 05 ações que pretendem realizar em 2013.
- Falem também sobre a importância da elaboração dessas ações, pois torna visível o que se deseja e direciona as atitudes para a concretização desses objetivos.
- Leiam: Lc 14.28 e Ec 9.10.
- Façam uma oração pelos atos projetados pelos alunos.
- Solicitem que os alunos guardem este papel e quando as ações se realizarem, coloquem a data e socializem com a turma.
Por Sulamita Macedo.
Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/