terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento entre o crente e o mundo - Lição 02: Como é você?


Professoras e professores, vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da EBD.
 Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
- Agora, apresentem o título da lição 02: Como é você?
- Em seguida,.  Afirmem que há 04 tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina.
- Em seguida, façam a seguinte atividade:
Leiam a seguinte história:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria desconhecida).
Agora, falem: Que tal fazermos uma encenação deste texto?
Utilizem um saco, coloquem dentro os 04 nomes dos temperamentos.
Escolham 04 alunos para representar cada temperamento.
Leiam novamente a história e os deverão realizar as ações descritas no texto.
- Perguntem: Qual o seu temperamento? Quer saber em qual deles você se encaixa? Falem sobre a importância do autoconhecimento
A ideia aqui é ter conhecimento de si mesmo, para viver melhor e harmoniosamente com quem convivemos.
Sugiro que vocês oportunizem aos alunos a realização do teste para descobrir qual o temperamento predominante no aluno, lembrando-lhes que sempre há a mistura de dois ou três deles em uma pessoa. Para tanto, indico alguns sites( vejam abaixo), nos quais vocês encontrarão o teste. É importante que vocês façam cópias para cada aluno.
www.artigonal.com /como-e-seu-temperamento-faça-o-teste
Caso vocês não consigam reproduzir o teste dos sites, sugiro que vocês trabalhem as características com os alunos dos tipos de temperamentos contidos na lição. Se não souberem o significado de alguma palavra, procurem no dicionário.
- Vocês também podem trabalhar os tipos de temperamentos com exemplos de personagens bíblicos, vejam em www.edificaçaobiblica.blogspot.com/estudo-do-temperamento
- Para concluir leiam Pv 15.18.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...