terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Dinâmica e Subsídios - Lição 02: Elias, o Tisbita

Professoras e professores, vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da EBD.
 Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado. Sendo assim, preparem-se e promovam aulas criativas, dinâmicas e cativantes!
Destinem um pouco desse tempo(05 minutos no máximo), para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
Vocês sabiam que aprendizagem também passa por vínculos afetivos?
- Agora, apresentem o título da lição 02: Elias, o Tisbita.
- Depois, perguntem: O que vocês sabem sobre o personagem desta lição, o profeta Elias?
Ouçam atentamente as respostas dos alunos e procurem resumir as respostas numa cartolina ou numa folha de papel madeira. Reservem este material.
- Trabalhem os pontos elencados na lição, de forma participativa.
- Em seguida, retomem aquele material com os registros acerca do profeta Elias, mencionados pelos alunos no início da aula.
Perguntem: O que agora podemos acrescentar ou melhorar ou retirar?
Façam as modificações. Guardem este material para as aulas posteriores.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Minha Vida em Dois Atos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Minha Vida em Dois Atos
Objetivo: Oportunizar aos alunos momento de reflexão sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.

Material: 01 envelope, ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno, 01 tubo de cola.
Procedimento:
- Após falar sobre as características da vida de Elias, seu chamado e ministério, oportunizem aos alunos também a oportunidade de refletir sobre sua história de vida, seu chamado e vocação.
- Entreguem para os alunos ½ folha de papel ofício e falem que ela representa nossa vida. O tempo vai passando e a vida nos traz marcas.
Agora peçam para que eles amassem o papel.
Então, orientem para que os alunos escrevam alguns fatos, isto é,  acontecimentos que marcaram a vida deles, antes da conversão.
- Depois, dobrem o papel em 04 partes e solicitem para que abram.
Perguntem: O que vocês estão vendo?
Há o formato de uma cruz.
Então falem que a nossa vida tem dois momentos, um antes da conversão e outro quanto aceitamos Cristo como salvador. Mudando nosso modo de viver.
Em seguida, peçam para que coloquem o papel amassado dentro do envelope e fechem-no com cola.
- Falem que esta ação representa o passado. Agora, leiam II Co 5. 17  “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
- Agora, na parte da frente do envelope, representando o tempo presente, os alunos deverão escrever seu nome e alguns fatos que são relevantes após a conversão, como por exemplo: mudança na vida pessoal, familiar e espiritual, batismo com o Espírito Santo, descoberta de talentos, recebimento de dons, uma chamada especial, atuação na obra de Deus  etc.
- Para concluir leiam I Co 7.20.
Ideia original da utilização do papel amassado desconhecida
Elaboração desta versão por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...