Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Os judeus, hebreus ou israelitas são pessoas distintas? Segue abaixo origem dos termos...




Hebreus: É uma designação que se aplica a Abraão e seus descendentes. A própria palavra é derivada de Héber (homens vindo do outro lado do Eufrates), que é também o nome de um lugar (Nm 24.24), e secundariamente o nome de um dos avós dos hebreus (Gn 10.21).  Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gn 14. 13).Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de hebreus.

Israelitas (aquele que luta com Deus): Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas (Gn 32.28; Os 12.4; Êx 3.16). Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas).

Judeus: Judeus – A palavra judeu significava, primitivamente, um membro do reino de Judá (2 Rs 16.6; 25.25; Jr 34.9; Dn 3.8-12). Durante o cativeiro, e depois da volta para a Palestina, os israelitas que formaram o novo Estado eram, geralmente, conhecidos pelo nome de judeus. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo. Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. Os nomes hebreus e israelitas são pouco usados em nosso tempo.
Conforme exposto acima os três termos correspondem ao mesmo povo. Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus”.

Fonte:

Santos, João Batista Ribeiro, Editora Didática Paulista, Templus, Dicionário Bíblico, 2006.