Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

A IGREJA DE DEUS - 1ª Coríntios Cap.1


O comentário abaixo tem por objetivo refletir as lições espirituais deixadas pelo primeiro capitulo da carta aos Coríntios, apesar de não ser exaustivos, tem sua relevância. A igreja é de Deus, a Ele toda glória e louvor!!








Origem da Igreja. A história da organização da igreja em Corinto foi narrada por Lucas, em Atos 18:1-17. Paulo chegou à cidade em sua segunda viagem missionária, em 50 A.D., e logo foi o primeiro a pregar ali o evangelho. Enquanto morava e trabalhava com Áqüila e Priscila, começou o seu ministério na sinagoga, um ministério que se estendeu por dezoito meses.
A cidade de Corinto tinha reputação por sua prosperidade material, mas era também sinônimo de pecado e imoralidade. A própria palavra Corinto era sinônimo de corrupção. Mas na antiguidade havia uma fonte do mal em Corinto que era conhecida em todo mundo civilizado. Sobre o istmo havia uma colina chamada Acrópoles, e sobre ela estava o grande templo de Afrodite, a deusa do amor. A ele pertenciam mil sacerdotisas que eram prostitutas sagradas, e que ao entardecer desciam do Acrópoles e se ofereciam nas ruas de Corinto, até que surgiu um provérbio grego: "Nem todos os homens podem custear uma viagem a Corinto."
Além destes pecados mais ásperos, floresciam em Corinto vícios muito mais recônditos, que tinham chegado com os comerciantes e os marinheiros de todas partes do mundo, até que Corinto não só foi sinônimo de riqueza e luxo, de alcoolismo e corrupção, mas também de imundície.

LIÇÕES DO TEXTO
·    Paulo escreve á igreja de Deus que estava em Corinto reafirmando seu apostolado e dando orientações espirituais; Independente do local á igreja é de Deus e não do pastor ou denominação (1 Co 1.1.3);

·    A igreja local por melhor que seja ou enriquecida espiritualmente, tem suas dificuldades, isto devido ao fato que igreja é formada por pessoas humanas sujeita ás falhas (1 Co 1.4-11);

·     Em meio à igreja “sempre existirá grupos de afinidades”, na maioria das vezes isto traz sérios prejuízos; Pertencemos á Cristo, mas aonde Deus nos colocou devemos ser sujeitos aos lideres e honrar á congregação (1 Co 1.12-17; Hb 13.17);

·    A palavra da Cruz (Salvação) é loucura para os gregos porque não parece ter explicação intelectual e escândalo para os judeus devido o que se dizia salvador ter vindo de uma forma simples e ainda morre crucificado (1 Co 1.18-25; 2.2);

·    Deus escolheu á todos para salvação, agora depende da escolha dos homens em querer ser salvos; Homem não pode se autossalvar; Deus chama pessoas para sua obra não por méritos pessoas, mas por sua escolha soberana, ele chama os que nada são para anular os que são; não há razão em se autogloriar; Ex. José, Davi, Moisés, Gideão, Jeremias e etc, (1 Co 1.26-31; Jo 3.16; 2 Pe 3.9; Sl 113.7,8)

Conclusão do Aprendizado Deus chama homens e não anjos para sua obra, então é necessário buscar em Deus direção e sabedoria para que a convivência cristã glorifique ao Senhor. Os exemplos bons foram deixados para imitação e ruins para advertência (1 Co 10.11).

Fonte:
Comentário Bíblico Moody; William Barclay
Bíblia de Ajudas Adicionais, Editora: Alfalit Brasil.

Professor Robson Santos