terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da Mensagem da Bíblia Lição 06: Desarme-se! Ou melhor, arme-se!


Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
1 - Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
2 - Falem que o tema da aula será sobre a violência.
3 - Perguntem:
Do que devemos nos desarmar?
Precisamos nos armar de que?
Aguardem as respostas, anote-as no quadro ou cartolina.


4 - Depois, utilizem a atividade abaixo:
- Organizem antecipadamente, antes da aula, a digitação das seguintes características  do Velho Homem(propostos na lição):
Egoísta
Avarento
Orgulhoso
Vaidoso
Xingador
Ingrato
Desobediente aos seus pais
Falta de respeito pela religião
Sem amor pelos outros
Duro
Caluniadores
Incapazes de se controlar
Violentos
Inimigos do bem traidores
Traidores
Atrevidos
Orgulhosos
Amam mais aos prazeres da carne do que a Deus
Aparência de seguidor de Jesus
- Distribuam estas palavras ou expressões para os alunos. Cada aluno deve ler o que recebeu e colocar no quadro ou cartolina, montando assim um painel.
- Depois, que vocês refletirem sobre estas características, retirem cada uma, amassem e coloquem numa lixeira, simbolizando o descarte dessas atitudes, desarmando-se de ações nefastas ao caráter humano e cristão. Vocês devem também colocar no lixo aquelas apontadas pelos alunos no início da aula.
- Falem: Estas características são, entre outras, as causas da violência.
- Em seguida, leiam:
Ef 4.22 e 24 “...vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, .... e vos revistais do novo homem, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade”.
5 – Falem: Agora, vamos estudar sobre do que devemos nos armar. Para isto, utilizem a dinâmica “A Armadura do Cristão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Armadura do Cristão
Objetivo: Refletir sobre a necessidade do cristão possuir todos os elementos da armadura espiritual para vencer as ciladas do Diabo.
Material: 01 figura de 01 soldado, quadro ou cartolina, papel ofício e caneta.
Procedimento:
- Coloquem a figura do soldado no quadro e perguntem quais são as armas de combate e defesa de um soldado. Escrevam as respostas no quadro de giz ou cartolina.
- Agora falem: O cristão é comparado a um soldado pronto para o combate, que possui  armas especiais para a caminhada cristã. Então, apresentem quais são os elementos que compõem a armadura do cristão, que encontramos em Ef 6. 13 ao 17. Para tanto, façam uma leitura compartilhada, explicando cada elemento da armadura.
Cinturão – verdade
Couraça – justiça
Escudo – fé
Capacete – salvação
Espada – palavra
Observação: Veja abaixo o significado dos elementos da armadura do cristão.
- Agora, peçam para que os alunos desenhem os elementos que compõem a armadura e coloquem no soldado.
Outra forma para exemplificar os elementos da armadura: fazer os elementos de jornal e colocar em um dos alunos da classe.
- Depois, falem: O Diabo tem suas armas para  investir contra o cristão, mas se ele está revestido da armadura de Deus, ele está protegido e sua vida espiritual está segura em Deus.
- Para concluir, leiam Ef 6. 11 ao 13.
Por Sulamita Macedo.

Significado dos elementos que compõem a Armadura do Cristão:
Cinturão da Verdade: Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás.
Couraça da Justiça: Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama... Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.
Sapatos da prontidão para divulgação do Evangelho: Satanás deseja nos convencer de que relatar as Boas-Novas é uma tarefa inútil e desprezível que o peso dessa tarefa é muito grande e que as respostas negativas serão demasiadamente difíceis de ser controladas. Mas os sapatos que Deus nos deu representam a motivação para seguir proclamando a verdadeira paz que está disponível em Deus, e somente Nele. Essas são as boas novas que todos precisam ouvir.
Escudo da Fé: O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege sobre as setas inflamadas e invisíveis do diabo. Sob a perspectiva divina, tornamo-nos capazes de enxergar além das nossas circunstancias e saber que a suprema vitória é nossa.
Capacete da Salvação: Satanás deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus, Jesus e da salvação. O capacete protege as nossas mentes para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou para nós: A nossa salvação.
Espada do Espírito/Palavra de Deus: A espada é a única arma de ataque nesta descrição da armadura divina. Existem momentos em que precisamos de tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Verdade de Deus - A Sua Palavra.
Fonte: Meditar na Bíblia

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...