terça-feira, 5 de março de 2013

O CARÁTER DA PREGAÇÃO DE PAULO


1ª Coríntios Cap.2

Atualmente nas igrejas, existem muitos discursos, mas poucas pregações; ótimas oratórias,
na maioria faltam unção de Deus; Qual perfil de pregador se espera do cristão? O que é, e qual diferença de pregação simples e rebuscada? Quais lições espirituais tem a pregação do apostolo Paulo?

LIÇÕES DO TEXTO
·   Paulo pregou em Corinto com humildade;
Mistério (algo que está sendo revelado) Deus tem se revelado ao longo dos tempos
(1 Co 2.1, 3, 7);

·   Paulo não buscava se autopropagar ou anunciar seus feitos, mas sim anunciar Jesus Cristo e sua obra, pois Cristo é o Centro (1 Co 2.2);

·   A pregação que convence ao homem não são palavras persuasivas, mas são palavras que o Espírito Santo dar e revela, confirmando-a (Jo 16.7-11).
O preparar é responsabilidade humana, mas a unção vem de Deus. O reconhecimento da dependência divina é essencial (1 Co 2.4-5; 2 Tm 4.13; Jo 14.26);

·  Pregamos a sabedoria de Deus (revelação da sua vontade), não sabedoria deste mundo. A igreja deve busca a sabedoria que vem de Deus, do alto (1 Co 2.6,8; Tg 1.5; 3.13-18);

·  Deus preparou muitas coisas que outrora eram ocultas. O Espírito revela as coisas de Deus. O que Deus preparou? Vida transformada, morada eterna no céu, alegria, paz e bênçãos.
(1 Co 2.9,10; Jo 14.1,2; Rm 14.17; Cl 3.1-4);

·   O entender ou conhecer sobre Deus e á sua Palavra depende de ter a presença do Espírito de Deus e a sua revelação (1 Co 2.11; Jo 16.13; 1 Jo 2.27);

·  Ao aceitar Jesus se recebe o Espírito de Deus, passando a ter mente de Cristo, daí por diante o crente é guiado pelo Espírito e vive segundo a vontade de Cristo.
(1 Co 2.12, 15, 16; Rm 5.5; Gl 2.20);

·  O homem natural que não tem o Espírito de Cristo não pode discernir as coisas de Deus, pois para ele é insensatez, sendo que as coisas de Deus se discernem espiritualmente e se aceitam pela fé (1 Co 2.13,14; Hb 11.1-3; 1 Co 1.21).

Conclusão do Aprendizado Deus chama, capacita e envia, é primordial que toda obra seja feita na direção e dependência de Deus, confiando unicamente em Nele.
A pregação eficaz é aquela revestida da unção de Deus, e exposta em linguagem comum aos ouvintes para que entendam. Deus espera que seus pregadores anunciem toda verdade e que transmita sua revelação na integra, buscando agradar acima de tudo á Deus.


Fonte:
Comentário Bíblico N. Comentário - W. C. G. Proctor.
Bíblia de Ajudas Adicionais, Editora: Alfalit Brasil.

Professor Robson Santos


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...