Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

LIÇÃO Nº 8 – EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS - Aula Dinâmica



2 Trim. 2013 - Lição 8 - Educação cristã, responsabilidade dos pais I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2013
A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO XXI: Protegendo seu lar dos ataques do inimigo

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP                                                                                              
 Deus outorgou aos pais a responsabilidade pelo ensino da sã doutrina aos filhos.                                             
INTRODUÇÃO 
No modelo bíblico da família, cabe aos pais a educação dos filhos, em especial a educação doutrinária. 
A falta de ensino da sã doutrina nos lares tem sido poderoso fator para a lamentável situação em que se encontram os filhos dos servos do Senhor em nossa sociedade.
 I – DEVEMOS TER E EDUCAR FILHOS 
Um dos objetivos principais da instituição familiar, instituição esta criada por Deus, é a da reprodução. A primeira palavra de Deus dirigida ao homem registrada na Bíblia Sagrada continha, precisamente, este objetivo: " Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra…" (Gn.1:28). A capacidade de reprodução do homem era o grande diferencial entre esta criatura e os seres celestiais. Natural que, então, seja um dos principais alvos do nosso adversário.
OBS: “…A procriação foi a mais importante dádiva do Criador para a natureza. Todos os seres vivos formados da matéria receberam este favor. É importante maravilhoso sabermos que Deus concedeu ao homem, o poder de procriar um ser que traz consigo a imagem e a semelhança Sua. A procriação é o dom de Deus à natureza, para que ela exista e permaneça existindo. Este dom foi dado a todos os seres materiais vivos, mas apenas o homem tem poder de transmitir à sua prole a imagem e semelhança do Criador. Os anjos e todos os seres espirituais não têm este dom de procriar. No caso dos humanos, os filhos trazem consigo a imagem e semelhança do Criador, mesmo sendo eles pecadores. Esta é uma das razões pelas quais Satanás tenta destruir o homem, pois no homem a imagem de Deus é perpetuada na Terra.…” (SILVA, Osmar José da. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.2, p.138) 
- Na possibilidade de procriação, Deus nos dá mais um aspecto de nossa qualidade de imagem e semelhança de Deus, pois, com a reprodução, temos uma participação na própria obra criativa do Senhor, pois, no instante em que geramos filhos, trazemos nossa marca no processo de criação do universo. Deus, pela Sua infinita misericórdia, faz-nos participantes de Sua obra de criação. 
- Não é por outro motivo que a Bíblia nos diz que os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre, o Seu galardão (Sl.127:3). Ao nos tornarmos pais, recebemos um prêmio, uma recompensa do Senhor, pois passamos a ser participantes da criação, ou seja, apesar de nossas faltas, de nossas fraquezas, Deus nos dá o privilégio de podermos ser atores no processo da criação. 
Os filhos, portanto, são uma bênção que Deus nos dá. Como consequência disto, devemos desejar ser pais e, muito mais do que ser pais, ser bons pais, pois ser pai não se limita a gerar um novo ser humano, mas inclui todo um processo de educação e de cuidado que possa tornar este novo ser biológico não apenas mais um ser vivo na face da Terra, mas um novo servo do Senhor, que seja motivo para glória do Senhor.
OBS: “…No testamento ‘ético’ dirigido ao próprio filho, Rabi Eleazar, o ‘ Grande” de Worms (c.1050) resumiu o objetivo principal dos pais judeus: ‘ Meu filho ! É teu dever ter filhos e criá-los para o estudo da Torah. Por eles serás considerado digno da vida eterna.’ Esse relacionamento entre a educação de filhos dignos, o estudo da Torah (no entender dos devotos, essa era a estrada principal para a virtude), e a recompensa final da vida eterna, formaram uma venerada tradição da religião judaica.…” (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de. In: A Judaica, v.6, p.708)