terça-feira, 28 de maio de 2013

Pré-adolescentes – Lição 09: Eu quero, eu quero! - Dinâmica

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre o desejo de possuir coisas além das condições financeiras, almejando até o que o outro tem.
- Iniciem o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Eu quero”.
- Depois, trabalhem outros apontados na lição não abordados na dinâmica.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu quero!
Objetivo:
Refletir sobre o desejo desenfreado de possuir objetos além das possibilidades financeiras, almejando até o que o colega ou a colega possui.
Estimular nos alunos a poupança do dinheiro que recebem dos pais.
Material:
Figuras de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, carro, casa bonita, dinheiro, som etc.
02 tubos de cola
02 tesouras
02 cartolinas
01 rolo de fita adesiva
01 cofrinho de plástico para cada aluno(se houver condições)
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo:
Figuras de objetos de desejo das meninas e dos meninos: roupas, maquiagem, celular, ipod, sandálias, tênis, sapatos, joias, carro, moto, casa bonita, dinheiro, som, etc.
01 tubo de cola
01 tesoura
01 cartolina
- Forneçam as seguintes orientações:
Escolham as figuras que representam todos os objetos que vocês desejam adquirir.
Recortem as figuras e colem na cartolina.
Observações:
Caso eles não encontrem tudo o que desejam, peçam para que desenhem os objetos desejados ou escrevam os nomes.
O tempo para esta atividade é de no máximo 10 minutos.
- Depois, fixem os dois cartazes e perguntem para cada grupo(meninos e meninas):
A razão da escolha dos objetos.
Vocês já possuem estes objetos e querem outros mais novos?
Os pais podem dar estes objetos?
- Deixem que eles e elas falem e depois trabalhem o conteúdo proposto na lição acerca do desejo desenfreado de possuir além das possibilidades financeiras, almejando até o que o colega ou a colega possui, para não ficar diferente dos demais.
- Para concluir, estimulem os alunos a poupar uma parte do dinheiro que os pais dão para eles, para isto deem para cada aluno um cofrinho de plástico para cada aluno.

Por Sulamita Macedo. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...