sexta-feira, 14 de junho de 2013

Conselhos aos professores de EBD - Professores de Jovens

Trabalhar com turmas de moças e rapazes na EBD pode ser muito produtivo e gratificante, se o professor tiver a humildade de ouvir, ver, conhecer e despojar-se!

Estamos num mundo de competição. Uma disputa frenética por espaço e vagas nos diversos níveis de organização social: universidade, trabalho, relações interpessoais (pois é, amigo, na sua igreja deve ter uma dupla de rapazes que duelam pela mesma mocinha), e não raras vezes até na igreja. Os jovens chegam então ao domingo na EBD com uma carga de estresse terrível para ser superada. É preciso se desdobrar para ganhar a atenção dessa moçada. E aí vai a primeira dica: aulas meramente expositivas, com fim de apenas "narrar histórias do passado" serão o maior pesadelo destes jovens.

Procure transformar cada aula sua num ambiente agradável, acolhedor para os jovens. Lugar onde eles tenham esta certeza: meu professor da EBD não vai ser o meu pai que reclama porque ainda não arrumei emprego, e também não vai ser meu professor da universidade que me cobra pelo TCC que ainda nem comecei. Mas vai ser um irmão e amigo que me orientará a vencer toda essa jornada da vida. Seja amigo dos seus alunos! Ouça-os bastante. Convide-os a participar de sua aula. Conte coisas engraçadas (sem ser um piadista) para quebrar o gelo. E NUNCA ESQUEÇA: cada aula sua precisa ter uma forte relevância para a vida dos jovens. Não seja um contador de história, seja um mestre-amigo para eles. Aplique a lição para vida prática deles!

E mais: lembre-se que os jovens estão estudando, cursos e mais cursos. Não fique atrás deles. Esteja sempre à frente, para não ser "colocado no bolso". Leia tudo de política, de moda, de esportes (é, cara pálida, esportes também), leia sobre economia, leia filosofia, aprenda teologia, leia os poetas (as meninas adoram quando você cita um poema pra ilustrar a aula), e acima de tudo: ENSINE através da BÍBLIA! Não seja um professor-dinossauro, falando de MP3, rádio, walkman (pelo amor de Deus!), nitendo, orkut e outras coisas do milênio passado! Essa turma jovem está ligada em tablets, Iphones, ultrabooks, internet 4G, twitter, instagram, facebook... Então, ATUALIZE-SE PELO AMOR DE JESUS CRISTO!

Receba com todo carinho esse último conselho: seja CONSTRUTOR da educação em aula, não o IMPOSITOR de regras. Você poderá ser facilmente pego por um aluno que conhece um pouco mais que você, com uma famosa réplica que te deixará embaraçado, do tipo: "Mas professor, lendo as cartas do Apóstolo Paulo eu aprendi diferente...". Seja humilde e diga "não sei" quando não souber. Jovens facilmente perceberão que você está "enrolando" para se fazer parecer o "sabe-tudo". Aprenda com eles também. Na tarefa da educação é simplesmente fascinante perceber o quanto você, professor, pode aprender com seus alunos.

Autor: Desperta Jovem
Créditos de imagem (cabeçalho): Desperta Jovem

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...