terça-feira, 11 de junho de 2013

Jovens e Adultos – Lição 11: A Família e a Escola Dominical - Aula Dinâmica

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a importância da família participar da Escola Bíblica Dominical.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?
Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”

- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje sobre a importância da família participar da Escola Bíblica Dominical.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.


- Depois, para concluir, utilizem a dinâmica “Eu e minha família participamos da EBD!”

Que tal refletir sobre a EBD – a maior instituição de ensino da Palavra de Deus?
Os filhos dos profetas fizeram uma reflexão sobre o espaço da Escola dos Profetas, pois afirmaram que estava estreito, mas além dessa constatação tiveram iniciativa para agir e modificar o ambiente( II Rs 6. 1 e 2).
 Sigamos, pois, este exemplo!
Sugiro que este momento de reflexão seja ampliado em outros momentos para que a EBD cumpra de forma qualitativa seu objetivo.
Leiam o texto pedagógico “Pensando n(a) EBD”, para saber como realizar esta reflexão de forma coletiva.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico
Pensando n(a) EBD

Para refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom começo é analisar a situação que está sendo vivenciada – chama-se isto de Análise Situacional.
É importante uma reunião específica com a presença da superintendência, professores, alunos representantes das classes, pessoal da secretaria etc.
Devem ser levantados os seguintes pontos:
1 - Estrutura física: classes dentro do templo, salas para as turmas.
2 - Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados de frequência e ausência de alunos e professores, evasão etc.
3 - Critérios para escolha dos professores
4 - Treinamentos dos professores
5 - Relações interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 - Currículo
7 - Metodologia das aulas
8 - Tempo de aula
9 - Material didático e equipamentos de apoio para as aulas
10 - Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11 - Alunos com necessidades especiais
12 - Retenção da aprendizagem
13 - Avaliação sistemática da EBD
Após análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que tem ocasionado os problemas.
Agora, é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato, listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.
Depois, listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo para repensar a situação indicada.
Atacar muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver interferência do grupo com ações concretas.


Planejar as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.
Somando-se a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.
Neste momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda persistem  e podem redirecionar e redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como inadequadas as ações iniciais.
Planejar ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível pensar, prever e agir para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no processo de ensino e aprendizagem.

Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Eu e minha família participamos da EBD

Objetivo: Sensibilizar os alunos sobre a importância da Escola Bíblica Dominical para a família.

Material:
¼ da folha de papel ofício para cada aluno
Convite para participar da EBD(vejam esta sugestão):
“Participe da Escola Bíblica Dominical, você é nosso convidado especial.
Estamos esperando por você, domingo, às 9:00 horas.”

Procedimento:
- Após a apresentação do tema da aula, organizem os alunos em círculo.
- Peçam para que eles falem sobre os benefícios da EBD para ele e para sua família.
- Depois, peçam para que cada aluno fale:
Eu sou matriculado na EBD e também....(falar os nomes dos membros da família que estão participando da EBD).
Aguardem que todos os alunos falem.
- Agora, os alunos devem escrever os nomes daqueles da família que não estão participando.
Os alunos deverão receber um convite para cada membro que não está frequentando a EBD.
Receber todos os papéis com os nomes dos ausentes e fazer uma oração por eles para que recebam com alegria o convite para participar da EBD.
- Em seguida, orientem os alunos para esta atividade:
O aluno fala: Eu, fulano de tal, participo da EBD na classe X, juntamente com...(falar o nome dos colegas da turma).
Isto deve acontecer até que todos participem.
- Para concluir, os alunos devem dizer:
Eu, minha família e meus colegas participamos da EBD!

Por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...