quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prioridade no culto - Ensino, Pregação ou Louvor?

QUEM MERECE PRIORIDADE OU MAIS TEMPO?


Prioridade no culto ao ensino ou pregação ou louvor?
Alguns pensam que na liturgia cristã (culto) o mais importante é a pregação. É bíblico?
Dizem que o tempo da pregação tem de ser o maior possível  Onde está escrito que o tempo da pregação deve ser igual ou maior que o tempo do louvor?


Não posso ignorar que há dois exageros:  o querer só louvor ou querer só á pregação, é necessário equilibro por ambas as partes.
Será que á pregação cristã depende de meia ou uma hora para ser boa? Valorizar á Palavra se resume em ter um tempo de meia ou uma hora no Culto? Onde Cristo nos mandou pregar só na igreja ou em todo lugar?
Quando se fala de pregação ou louvor á certo valor por parte de alguns, mas nem todos gostam de estudos ou ensinos. Não são todos de igual valor?
Alguns valorizam a pregação e menosprezam o louvor como elemento de culto á Deus, dizendo podia o irmão pregar logo, chega de louvor. Segundo o dicionário Culto é adoração á uma divindade em quaisquer de suas formas, logo no louvor ou pregação, Deus está sendo louvado e falando;
Paulo em sua carta aos 1ª Co 14.26 diz que tanto o louvor quanto o ensino faz parte da nossa edificação, sem diminuir valor de qualquer parte do culto.
Alguns dizem serem imitadores de Jesus, mas o que Jesus mais vez foi ensinar ou pregar? O seu ministério está marcado pelo ensino e Ele era conhecido como mestre ou Rabi. Jesus é chamado de mestre quarenta e cinco vezes nos Evangelhos, e nunca foi designado como pregador.
Se a pregação é mais importante que o ensino? Porque na Bíblia aparece a palavra “ensinar” mais de 200 vezes na Bíblia, enquanto “pregar”, 140 vezes.
Em uma pesquisa sobre a importância do ensino através da vida de Jonathan Edwards que viveu no século XVIII, mostra que sua obediência e ensino da palavra em sua casa, trouxeram enormes resultados maravilhosos á família. Também foi realizada uma pesquisa com outro homem do mesmo século. Ele se chamava Jukes, que desprezava a palavra mostra resultados tristes.
Segundo alguns pensadores pregar é:
Brook – “É a comunicação da verdade por um homem a outros homens.”
Pattison – “É a comunicação verbal da verdade divina com o propósito de persuadir.”
E o termo grego ke•rýs•so, traduzido por “pregar”, significa ‘fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador)’
O que significa ENSINAR: É todo o nosso esforço de levar alguém a aprender. Não se trata de passar informações de uma mente para outra como objetos de uma gaveta para outra.
Deus fala e a sua mensagem é transmitida (proclamada) de diversas formas, pelo louvor, pelo ensino, pela pregação e outros formas, com isso concorda o Escritor aos Hebreus na sua carta Capitulo 1 e Versículos 1 e 2, também o salmista 19.1. Há vários salmos ou cânticos na bíblia que proclamam a mensagem divina.
Em suma, é necessário valorizar á pregação, louvor e ensino de igual forma, importante que cada um desses elementos transmita claramente á mensagem ou vontade divina. Tudo deve ser feito com decência e ordem.
Prof. Robson Santos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...