terça-feira, 4 de junho de 2013

Jovens e Adultos – A Necessidade e a Urgência do Culto Doméstico - Aula Dinâmica

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, falando: A aula de hoje será sobre a necessidade e a urgência do Culto Doméstico.
Ops! Não está faltando alguma coisa para iniciar a aula?



Costumeiramente e repetidamente coloco aquela parte(que vocês já conhecem) que deve acontecer antes de começar  o estudo da lição. Mas, pode ser que alguém não se lembre e haja algum visitante novato neste blog, então vou expor novamente o que vocês devem fazer para iniciar uma aula:
“ - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
Compreendem a importância desse ato?
Vocês realmente estão fazendo isto?”

- Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre a necessidade e a urgência do Culto Doméstico.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

- Depois, para concluir, utilizem a dinâmica “Culto Doméstico”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico
Método de Ensino: Estudo de Caso

Estudo de Caso é um método de ensino que tem sido utilizado em diversas áreas do conhecimento, por ter se revelado extremamente útil para estudo de um assunto, através da análise de um fato ou situação-problema. Na Educação Cristã, também há possibilidades de utilização.
O Estudo de Caso consiste na apresentação de um problema, análise e apresentação de soluções. A situação-problema apresentada, mesmo sendo um recorte da realidade, deve fazer parte de um contexto maior, apresentando pontos similares com outros fatos; é importante ressaltar que o caso deve ser bem elaborado, contendo detalhes e pontos relevantes, para que possa ser utilizado a contento em situação de ensino e aprendizagem.
Observem este exemplo de Estudo de Caso para trabalhar com professores:
“Trim... Trim.... Trim... Trim...Trim. Insistentemente toca o despertador.
O professor da EBD, Fulano de Tal, com um olho aberto e outro fechado, olha para o relógio. São 8:00 horas. Ele se lembra que é domingo, pula da cama e observa no agendamento feito com os colegas professores  que hoje é seu dia de  ensinar. Começa a procurar a revista de lições bíblicas, olha qual o assunto e pensa: Vai ser moleza! E chega à Igreja pontualmente às 9:30 horas”.
Após a apresentação, procede-se com a análise do caso. Neste exemplo, embora apresente uma situação hipotética, há elementos reais que acontecem com os professores, que devem ser analisados, tais como: planejamento pessoal, plano de aula, organização de tempo, pontualidade, assiduidade, compromisso etc.
Este método de ensino pode ser apresentado de diversas formas:
-Oralmente: o professor ler para o grupo a situação-problema de forma que haja compreensão e possibilidade de prosseguir na investigação do caso, sem que seja necessária sua repetição por mais de duas vezes.
Por escrito: o professor escreve a situação-problema em uma cartolina ou entrega digitada para os alunos ou mesmo apresenta através de slides.
Através da contação de história: o professor deve ler de forma que haja entendimento do que se quer analisar. É importante que a história não seja longa.
Apresentação de um filme: é importante a escolha de um trecho do filme, tendo em vista o tempo de aula; se o filme for curto, então há condições de exibi-lo em sua totalidade.
Encenação: antes da apresentação, procure passar o texto com os “atores”.
Reportagem ou documentário: neste caso pode ser escrito ou oral, observe então as orientações para apresentação dessas duas formas, como também as indicações de utilização de filme, apontadas acima.
Através de foto: o professor deverá apresentar a foto e lançar uma pergunta.
Apresentação da situação-problema para o grande grupo:o caso será apresentado de forma única e analisado por todos, requerendo do professor habilidade de liderança, não deixando que o tema seja desviado. As soluções apresentadas deverão ser escritas num quadro, cartolina ou outro meio visível para todos do grupo.
Apresentação da situação-problema para fracionamentos de um grupo: o grupo deverá, neste caso, ser dividido em pequenos grupos para analisar o caso. Aqui também é importante o controle do tempo e liderança habilidosa, tanto no momento da análise do caso, como na apresentação de cada grupo.
É recomendável utilizar o Estudo de Caso antes da discussão de um tema a ser estudado, dessa forma possibilitará a diversidade de elementos para estudo, como também apontará caminhos e direção para o aprofundamento do assunto.
O Método Estudo de Caso pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno. Então, que tal utilizá-lo na EBD?

Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Culto Doméstico

Objetivos:
Refletir sobre a importância do Culto Doméstico.
Organizar um culto doméstico.
Observar as alternativas de tempo para a realização do Culto Doméstico.

Material:
01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Há duas situações para realização da dinâmica. Escolha apenas uma delas.
Situação 01:
- Dividam a turma em grupos de 3, 4 ou 5 alunos.
- Falem: Cada grupo representa uma família. E vão agora organizarum culto doméstico, observando os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Os alunos devem observar principalmente o dia e horário do culto, de acordo com as condições de tempo dos integrantes do grupo. Afinal, estão simulando uma família.
- Depois, os grupos devem escrever numa cartolina de forma objetiva os itens principais. Para isto, forneçam para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico.
- Em seguida, as cartolinas devem ser fixadas e os grupos devem apresentar o resultado, apontando as dificuldades e as saídas para a organização do culto doméstico, principalmente quanto ao dia e horário para sua realização. Neste momento, aparecerão várias alternativas que poderão servir de exemplos para as famílias dos alunos.
Situação 02
- Após falar sobre a importância do Culto Doméstico e como realizá-lo, organizem com os alunos um Culto “Doméstico” com a turma.
- Falem: Vamos fazer de conta que todos nós aqui fazemos parte de uma numerosa família e que convivemos juntos numa mesma casa.
- Falem: Quais pontos já estudados, precisamos pensar para que esta família se reúna em um Culto Doméstico?
Aguardem as respostas. Certamente serão apontados os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Então, esta família deve pensar nas saídas para realização do culto doméstico, observando as reais dificuldades de tempo e horário, apontando alternativas para que todos os membros tenham a oportunidade de participar, mesmo que em dias diferentes ou não.
Observem as mais variadas formas de realização apontadas pelos alunos, que poderão servir de exemplo para as famílias dos alunos.


Por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...