quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O que é a Escola Dominical?

"A maior agência de ensino religioso do mundo..."
"Um departamento de ensino da Igreja..."
"É a responsável por ensinar os cristãos nas manhãs de domingo..."
"...um culto infantil, com músicas, mensagem, debate, realização de atividades e brincadeiras."
Saiba mais sobre Escola Bíblica Dominical...
E você? Qual a sua definição do que é a Escola Bíblica Dominical? Você já parou para pensar nisso? Aqual conclusão você chegou?

Uma coisa é certa! Nenhuma agência de ensino poderá substituir a Escola Bíblica Dominical, dentro das igrejas. Porém, ela precisa ser idealizada, implantada (ou melhorada!), visando alcançar objetivos específicos para os quais a Escola Dominical foi criada.

É imprescindível o entendimento correto do que seja a Escola Dominical, para que assim, possamos trabalhar no desenvolvimento de um espaço que tenha foco e propósitos na Educação Cristã. Se não conhecemos os princípios e os objetivos a alcançar... Como saberemos os procedimentos a tomar e os resultados a alcançar?

Relembrando o "princípio" da Escola Dominical


A Escola Bíblica Dominical nem sempre teve o formato que tem hoje. Iniciou-se com Robert Raikes, em Gloucester, na Inglaterra, por volta de 1780.

Andando pelas ruas e percebendo a quantidade de crianças que perambulavam no tempo livre em que não estavam trabalhando nas fábricas têxteis da Inglaterra, observou que eles perturbavam o "domingo sagrado" (pois era o dia de descanso dos pais que trabalhavam durante toda a semana nas indústrias) com gritarias, vadiagens e pequenos furtos.

Diante do cenário espiritual degradante, Raikes, utilizou o pequeno jornal no qual era editor, para disseminar a situação na qual as crianças se encontravam, o que acabou por sensibilizar algumas pessoas que disponibilizaram seu tempo e capacidades, para ensinar ler, escrever e aritmética. Além do mais, era incluso no programa curricular aulas de moral, ética e educação religiosa.

Assim, nascia a Escola Bíblia Dominical!

Agora, pergunto a você: o panorama que acabei de lhe apresentar parece com a Escola Dominical que você participa ou lidera? O que tinha na "escola" de Raikes que não tem na sua? O que tem na sua "escola" que não havia na "escola" de Raikes?

Para iniciarmos nossa compreensão da situação da Escola Bíblica Dominical no Brasil, precisamos do seu apoio, querido professor ou aluno. Somente, quando nos unirmos, poderemos construir uma EBD que tenha excelentes resultados.

É um pequeno passo, mas precisa ser dado. E nós é que daremos esse passo!



NETANIAS DOS SANTOS 

Bacharel e Licenciado em Pedagogia (FATEBOV). Licenciado em Filosofia (FAEME) e Ciência da Religião (ITEFIB). Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAEME) e Extensão Universitária em Coaching e Gestão de Equipes (PORTAL EDUCAÇÃO). Cursando Bacharelado em Teologia (FEST).


Fonte: http://www.ebdnota10.com.br/2013/08/o-que-e-escola-biblica-dominical.html

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...