sexta-feira, 23 de agosto de 2013

✎ UMA BOA AULA COMEÇA NO PLANEJAMENTO.


Há alguns dias, um professor entrou em contato pedindo dicas de como dar sua primeira aula, pois não sabia como começar. É natural isso acontecer com todos que dão sua aula pela primeira vez, também me senti assim. Com o passar do tempo adquirimos experiência, porém, às vezes nos sentimos perdidos. 
A minha resposta para o jovem professor levou-me a refletir na seguinte questão: o que é necessário fazer para que nossa aula seja considerada boa? 

Meditando em Eclesiastes 10.10, encontramos uma resposta. 
“Um machado sem corte exige que o lenhador faça força dobrada; mas quem é sábio planeja antes de agir.” (Versão Nova Bíblia Viva – Editora Mundo Cristão). 
Se nos colocamos na posição de lenhador e a nossa aula planejada na condição de machado, chegamos à conclusão de que o que faz de nossa aula boa é como a planejamos. Se chegamos diante de nossa sala, somente com uma leitura superficial da lição, e fazemos improviso até quando indagados sobre algum ponto da lição, sem dúvida, o nosso aluno sairá perdendo, e o planejamento evita tudo isso. Mas, o que devemos fazer no planejamento para que tenhamos uma excelente aula?
-Primeiro passo: ore, busque ajuda do Espírito Santo de Deus. 
-Segundo: pense como aluno, o que eu enquanto aluno quero aprender e como aprender. 
-Estude muito a lição, faça pesquisas, e assim poderá estar preparado para responder questões levantadas por eles. 
-Selecione o método adequado à lição e faixa-etária. 
-Não há nada difícil quando buscamos ajuda em Deus e quando nos esforçamos buscando o conhecimento. 
Isso não é tudo, podemos dar mais conselhos. Você como professor, como prepara sua aula? Fique a vontade para comentar. E não se esqueça de sempre afiar bem o seu machado!

Por Aline Torres

Fonte das imagens:
Criança: blogamos.com
Machado e lenha: igrejaluteranariobananal.blogspot.com

Extraído do blog:  http://ebdcriativa.blogspot.com.br

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...