Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Jovens e Adultos: Lição 09: O Tempo para Todas as Coisas - Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Falem: A partir de hoje até a 13ª. lição, passaremos a estudar sobre o livro de Eclesiastes.
- Em seguida, façam uma panorâmica sobre o livro de Eclesiastes de forma objetiva.

7 - Falem: A lição de hoje tem como título “O Tempo para todas as coisas”.

.- Coloquem pela classe várias figuras de relógio ou mesmo relógios tipo de cabeceira, para representar o tempo(tema da aula).
- Falem: Atualmente, há uma grande pressa para realização de qualquer coisa. Na internet, vemos que muitos se aborrecem porque a página ainda não abriu. A um clique, já se espera que o que se procura já esteja ali de imediato. Há uma urgência para tudo!
Urgência, pressa para tudo? Nesta lição aprenderemos que há tempo para todas as coisas.
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa” ou “Caixa das Preocupações”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Tempo passa, o tempo voa!

Objetivo: Refletir sobre a organização do tempo com atividades produtivas.

Material:
01 desenho de relógio grande, 01 borracha e lápis grafite para cada aluno.
01 quadro ou cartolina
01 pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico

Procedimento:
- Perguntem: Como estamos organizando o nosso tempo?
- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que estão executando.
Perguntem: Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a oração? E para os cultos?
- Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a palavra DEUS e falem:
Este relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas tanto a nível pessoal, familiar, profissional e espiritual, tendo Deus como centro de nossas ações.
- Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e edificantes que os jovens devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
- Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do início da aula.
- Perguntem:  O que precisa ser  modificado no  relógio? Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário com atividades proveitosas.
- Para finalizar leiam Ec 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Caixa das Preocupações

Objetivo: oportunizar reflexão sobre o tempo destinado para as atividades do cotidiano, trabalho, estudo, descanso, lazer, devocional, Igreja.
Materiais:
01 caixa de sapato com tampa revestida com papel liso(sem estampas).
01 tesoura
01 tubo de cola
Figuras variadas que representem: trabalho, estudo, ocupações diversas, descanso, lazer, devocional, culto.

Procedimento:
- Apresentem para os alunos a caixa de sapatos com tampa e falem que ela representará o lugar e o tempo das nossas preocupações.
- Abram a caixa e mostrem que está vazia. Por quê?
Há uma fase longa de nossa vida que parece que o tempo não passa, principalmente na infância. Mas, à medida que entramos na fase adulta, assumimos ocupações, compromissos e obrigações e  parece que o tempo não dá para tantas tarefas. E a caixa das preocupações vai ficando cada vez mais cheia.
- Então, convidem um aluno, que voluntariamente, participe da atividade.
Tarefa: Preencher a caixa das preocupações.
-Orientem o aluno para colocar dentro da caixa as figuras que podem representar as tarefas que realiza durante a semana.
- Depois disto, separem junto com o aluno as tarefas que tomam mais tempo daquelas destinadas ao descanso, lazer, devocional, cultos.
- Deixem dentro da caixa, onde há mais espaço, aquelas que demandam mais tempo.
- Fechem a caixa e falem: Agora vamos colar na tampa (na parte de fora) as figuras que representam as atividades que demandam menos tempo.
- Perguntem: Por que estas atividades foram colocadas e coladas em cima da tampa?
Algumas explicações:
. Porque não devemos esquecer, devem estar visíveis e “fixadas na nossa mente”.
. Porque é um espaço menor, representando menos tempo, mas muito necessário.
. Porque deve ser entendido como algo que não deve faltar, pois pode acarretar danos espirituais e físicos.
- Caso o aluno não tenha escolhido figuras que representem tempo para o descanso ou lazer, orientem-no para repensar e tomar iniciativa de promover momentos para os fins citados, tendo em vista que isto promove seu bem estar  físico, social e mental, proporcionando-lhe saúde. Pois, conforme a OMS(Organização Mundial de Saúde), saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”.
- Para finalizar, leiam: Ec 3.01, I Co 3.16 e 17.
- Ao final, entreguem a caixa para o aluno e solicitem que os demais alunos realizem esta dinâmica em suas casas e reflitam sobre o tempo e suas ocupações/preocupações.
Por Sulamita Macedo.


Texto Pedagógico

Como utilizar bem o tempo de aula da EBD

Não perca tempo!

Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da Escola Bíblica Dominical. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos matutino e vespertino tem 50 minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5 aulas diárias. Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos. Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado.
            Você já parou para pensar nesse tempo de aula da EBD, relacionando a totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto a muitas formas de informação e influência? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Uma das formas de utilizar bem o tempo da aula da EBD é realizar o planejamento de ensino, para que o momento da aula seja ocupado com o estudo e com atividades importantes e consistentes para o tema a ser abordado. A outra forma é executá-lo com sucesso.
Ao iniciar a aula, mantenha um contato com os alunos, de forma breve. Na parte inicial das lições que são publicadas neste blog, coloco repetidamente algumas sugestões de como realizá-la, que deve acontecer antes de começar o estudo da lição. Com certeza, você já deve conhecer!

Em seguida, faça a introdução do tema, também de forma rápida, situando o aluno no contexto da lição, associando o tema com aulas anteriores, estimulando o aluno para o que vai ser estudado neste dia. Lembre-se de que a aula não começa aqui, pois já teve seu início naquele momento inicial, já citado no parágrafo anterior.
Depois, utilize o tempo com o desenvolvimento da lição, mantendo o foco da aula, com a explanação do tema a ser estudado e execução de atividades relevantes. Utilize métodos variados e técnicas adequados ao assunto e para os alunos.  Veja, no marcador “Textos Pedagógicos” deste blog, textos sobre diferentes formas de dinamizar as aulas da EBD.

Para conclusão da aula, reserve um tempo para fazer o fechamento da lição, enfatizando os pontos mais importantes, levando o aluno a refletir sobre estes ensinamentos para sua vida prática. Daí, a necessidade de contextualizar o tema da aula com o tipo de aluno que você tem, desde a o desenvolvimento da lição, para que neste momento de finalizar a aula, o aluno possa também fazer suas próprias conclusões.
Não há necessidade de uma rigidez temporal cronometrada pelo relógio de forma exagerada, para a execução das 03 partes da aula – a introdução, o desenvolvido e a conclusão. É necessário apenas um olhar atento e cuidadoso para que não haja perda de tempo. Veja esta sugestão, para uma aula de 60 minutos: reserve 10 minutos para a introdução, 40 minutos para o desenvolvimento, 10 minutos para a conclusão, aproximadamente.
Há professores que não planejam a lição, nem têm cuidado com o tempo de aula e pode achar que 50 a 60 minutos é um grande intervalo temporal para a aula. Então, começa a contar histórias pessoais ou de outrem, divaga pelo assunto sem objetivo, quando percebe o tempo já passou e resta pouco tempo para coisas importantes. Dessa forma, o professor manteve o tempo de aula ocupado, mas foi mal utilizado. Daí, a importância de ler a lição, destacando os pontos mais importantes para trabalhar primeiro, depois os outros pontos serão abordados. Planeje a aula, não improvise.
O professor, tendo conhecimento de como dividir o tempo de aula, não desperdiçará este momento precioso de ensino da Palavra de Deus, saberá o que vai realizar dentro da organização previamente feita e o tempo será ocupado e bem utilizado.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”(Ec 3:1), inclusive ministrar uma boa aula, utilizando bem o tempo!

Por Sulamita Macedo.