quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes Lição 13: Tema a Deus em todo Tempo - Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, iniciem o estudo da lição.
 - Falem: A lição de hoje tem como título “Tema a Deus em todo Tempo”.
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Procurem ser objetivos, pois ainda vocês vão realizar uma atividade para conclusão do trimestre.
 - Depois, utilizem a dinâmica “Passado, Presente e Futuro”.
- Em seguida, realizem a atividade postada abaixo para a finalização do trimestre.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Passado, Presente e Futuro

Objetivo:
Refletir sobre a brevidade da vida e a importância de atitudes sábias.

Material:
01 relógio grande ou uma ampulheta ou um cronômetro
Papel contendo tabela conforme modelo no procedimento
01 caneta para cada aluno

Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, mostrando a brevidade da vida e os contrastes entre o aspecto temporal e eterno, corporal e espiritual, juventude e velhice, realizem a seguinte atividade.
- Apresentem um relógio ou uma ampulheta ou um cronômetro e coloquem para que funcionem, com o objetivo de mostrar a rapidez do tempo. Observem a hora e falem para os alunos, para que confirmem.
- Entreguem para os alunos uma folha ou um pedaço de cartolina, tendo o modelo a seguir.
Tempo Passado



Tempo Presente
Tempo Futuro

- Orientem os alunos:
Escrevam no tempo presente - sua idade e um dos nomes: Juventude, Meia Idade ou Velhice.
Dessa forma vocês se posicionam diante do tempo, Escrevam no tempo presente aquilo que estão fazendo como cristãos para serem tementes a Deus.
Escrevam no tempo passado pelo menos 02 acontecimentos que mais marcaram sua vida no aspecto material e espiritual.
Olhando para o tempo presente, pensem e escrevem o que no tempo futuro vocês esperam para si no aspecto material e espiritual.
- Para concluir, falem: Quando começamos eram tantas horas, o tempo presente daquele momento agora já é passado, pois já são tantas horas. Lembrem-lhes que o tempo passa com brevidade. O tempo presente é pequeno, de curta duração, porque é o que acontece agora, e ele fica espremido entre o passado e o futuro. Façamos, portanto, no tempo presente a prática do que orientado pela Palavra de Deus para que no futuro diante do justo juiz, não nos envergonhemos de nossos atos, nos distanciando de Deus.
Observação: As tabelas não devem ser recolhidas, os alunos deverão levar para casa e refletir sobre a brevidade do tempo e suas atitudes.
Por Sulamita Macedo.

Sugestão para o Encerramento do 4º. Trimestre – 2013
Lição de Jovens e Adultos
Sugiro uma Gincana, mas caso não haja condições de realizá-la, vocês podem fazer adaptações e executar algumas atividades desta gincana
A gincana pode ser realizada:
 - Entre todas as classes da lição de jovens e adultos
- Com um segmento, por exemplo jovens, dividido em 02  grupos
- Com uma classe, dividindo a turma em 02 grupos
- Com uma comissão julgadora ou observadora que contabilizará os pontos e supervisionará a execução das tarefas.

Tarefas
1 – Apresentar figuras
Apresentar figuras que representem cada lição, explicando a relação entre elas e os temas das lições.
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: Cada figura tem valor de 01 ponto, a explicação correta mais um ponto.
Cada grupo terá a pontuação de acordo com a quantidade de figuras e a explicação correta.

2 – Encenar
Cada grupo deverá fazer encenação de forma rápida das seguintes passagens de Provérbios:
Provérbios 22.13
Provérbios 6. 1 a 5
Esta tarefa deve ser divulgada com antecedência(no domingo anterior a gincana)
Pontuação: A melhor encenação tem valor de 05 pontos, a outra terá 03 pontos.

3 – Explicar
Cada grupo deverá explicar  Ec 11.1.
Pontuação: A melhor explicação valerá 02 pontos

4 – Citar corretamente:
01 versículo de Provérbios
01 versículo de Eclesiastes
Pontuação: Pela citação correta dos dois versículos, o grupo ganhará 03 pontos. Se apenas citar 01 versículo, o grupo ganhará 01 ponto.

5 – Responder
As perguntas serão sorteadas, duas para cada grupo. As perguntas deverão estar num saco e um elemento de cada grupo retirar a pergunta uma de cada vez, alternando com o outro grupo. O mediador deverá ler a pergunta.
Quem escreveu Provérbios e Eclesiastes?
O que significa as palavras que estão na frente dos 22 versículos de Pv 31?
O que diferencia o livro de Provérbios do livro de Eclesiastes?
Quantos provérbios escreveu Salomão?
Pontuação: Para cada resposta correta, o grupo ganha 02 pontos.

6 – Perguntas de um grupo para outro grupo
O grupo 01 faz uma pergunta para o grupo 02.
O grupo 02 faz uma pergunta para o grupo 01.
Pontuação: Esta tarefa valerá 04 pontos: 02 pontos pela pergunta elaborada de forma correta e 02 pontos pela resposta correta dada para a pergunta da outra equipe.

7 – Quem procura acha
Cada grupo deverá procurar nas bolsas, carteiras ou peças do vestuário, objetos que lembrem algum ensinamento de Provérbios e Eclesiastes.
Pontuação: Cada objeto tem o valor de 01 ponto. Ganhará a equipe que apresentar o maior número de objetos, isto é, a quantidade de pontos está relacionada ao número de objetos.

8 – Desenhar e explicar
Desenhar uma situação descrita em Provérbios
Desenhar uma situação descrita em Eclesiastes
Material necessário:
 01 folha de cartolina, 01 lápis grafite e lápis colorido para cada grupo.
Pontuação: Ganha 03 pontos o grupo que melhor desenhar e explicar o desenho a respeito da situação descrita nos dois livros.

9 – Formar versículo
Cada grupo deverá receber um conjunto de palavras misturadas que formam uma frase de cada livro: Provérbios e Eclesiastes. Depois eles devem montar os dois versículos.
Pontuação: Ganhará 02 pontos, o grupo que montar mais rápido e de forma correta os dois versículos. Ganhará 01 ponto aquele grupo que montar apenas um versículo.

10 – Qualidades da Mulher virtuosa
Cada grupo deverá escrever as qualidades da mulher virtuosa, sem consultar a Bíblia, nos papéis coloridos e colar na figura de uma mulher.
Material necessário:
02 contornos de uma figura de mulher
Papéis coloridos em tiras
02 Pincéis atômicos
02 tubos de cola
Pontuação: Ganha 02 pontos, o grupo que colocar na figura mais qualidades da mulher virtuosa, dentro de um tempo estipulado por vocês.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...