terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Juvenis - Lição 10: As Mensagens Subliminares - Dinâmica

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre Mensagens Subliminares.
- Primeiro procurem saber quem sabe o que são Mensagens Subliminares.
Deixem que os alunos exponham suas ideias e depois acrescentem outras se necessário.
- Em seguida, Utilizem o Método do Debate para promover um momento de troca de ideias e informações sobre o tema da aula, lançando a seguinte pergunta:
Você acredita em mensagens subliminares? Justifique sua resposta.
Aguardem e observem o que os alunos falam. Com certeza vai haver respostas positivas e negativas, como também outras que revelam indecisão.
Após o debate, falem que na verdade as mensagens subliminares acontecem, mas há exageros por parte de algumas pessoas na análise de determinados episódios(esta é minha opinião).
Para saber como utilizar adequadamente o Método do Debate, leiam o texto pedagógico postado abaixo.
 - Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
Para tanto, apresentem situações de mensagens subliminares, na programação da TV, nas propagandas, nas músicas, nos jogos, nos filmes etc., apresentando figuras ou em outros meios de comunicação.
O senso crítico equilibrado deve estar presente na análise dessas situações.
- Em seguida, trabalhem como o cristão pode se precaver contra as más influências das mensagens subliminares.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Abra o Olho!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Abra o Olho!
Objetivo: Finalizar estudo sobre mensagens subliminares.

Material:
01 figura que represente uma visão embaçada
01 figura de um olho aberto
01 frasco de colírio( não é para usar)
01 óculos

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Apresentem uma figura que represente uma visão embaçada.
- Perguntem:
O que impede que alguém enxergue bem ou deixe de ver?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro ou cartolina. Depois, acrescentem outras indicações, como estas abaixo:
Falta de óculos
Óculos com grau inadequado
Problemas como Catarata e Glaucoma
Falta de cuidado com a visão
Argueiro ou cisco no olho
Acidente ou problemas de saúde
Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbiopia e Estrabismo
- Perguntem: Alguém aqui tem algum destes problemas apresentados?
Sempre tem um aluno que usa óculos e ele deve falar sobre a necessidade de uso de óculos, colírio e retorno periódico ao oftalmologista.
Eles podem ainda relatar sobre alguém que conheçam que perdeu a visão ou se submeteu a uma cirurgia e os resultados.
Fechem esta discussão mostrando a importância da boa visão e os cuidados com ela.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje estudamos sobre Mensagens Subliminares. Como este assunto pode estar relacionado com a boa ou má condição de enxergar?
Aguardem as respostas.
- Agora apresentem a figura de um olho aberto.
Depois, acrescentem: Para compreender, detectar e saber como discernir as mensagens subliminares é importante ter uma visão espiritual e atitudes que não nos deixem ser influenciados por ela.
  Precisamos usar colírios e óculos(apresentem estes objetos) e outras intervenções que nos ajudem a identificá-las.
Perguntem: O que pode representar uso do colírio e dos óculos?
Eles vão proporcionar uma visão mais nítida e clara da mensagem subliminar.
Que tal a partir de hoje, fazermos uso destes procedimentos?
Lembrem-se de que as mensagens sublimares muitas vezes não são perceptíveis, mas tenhamos cuidado com suas influências no nosso comportamento e nosso modo de viver como cristão, que é luz do mundo e sal da terra.
Por Sulamita Macedo.

Texto Pedagógico


Em discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD

            O Método do Debate ou Discussão em grupo, no aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição polêmica ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
             A utilização do debate requer a formulação de um questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos alunos a participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus posicionamentos.
            Pode ser usado na introdução de uma aula, para dar início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários pontos de vista sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
            No momento das falas dos alunos, é interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se colocar diante de uma fala contrária a sua.
            Então, é recomendável fazer um alerta para os alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao outro que tem um posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não é uma briga, nem um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista contrários, mas, sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados no versículo de I Pe 3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e temor...”.
            É comum num debate que alguns alunos se sobressaiam mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por ter mais facilidade para expor suas ideias. Então, é importante que o professor estimule os demais alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas assistindo, para que não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a discussão.
            Existe outra forma de debate conhecida como Discussão em Painel, que consiste em 02 pessoas diante de um grupo se posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um tema, enquanto os demais apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver a discussão com o grupo maior, com intervenção de um líder ou professor. Os debatedores neste caso devem ser comunicados a tempo de se prepararem com antecedência, como também o mediador da discussão deve estar qualificado e ser conhecedor dos pontos de vista diferentes sobre o tema.
            Numa aula de EBD, após o debate, o professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos alunos.
            Alguns cuidados devem ser observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão, elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o debate. Não confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
            O Método do Debate pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a participação do aluno de forma efetiva. Então, que tal utilizá-lo? Para isto, observe as orientações expostas.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...