terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pré-adolescentes – Lição 03: Eles e Elas (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema as diferenças entre os meninos e as meninas.
- Utilizem a dinâmica “As Diferenças” para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: As Diferenças

Objetivo: Refletir sobre as mudanças ocorridas nas meninas e nos meninos adolescentes.

Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos

Procedimento:
- Organizar os alunos em círculo.
- Pedir para que os alunos olhem uns para os outros e verifiquem quais as semelhanças entre eles e elas.
Espera-se que os alunos falem que uma parte é composta por meninos e a outra por meninas.
Ainda insistam, tenho certeza que entre os meninos e as meninas há semelhanças, quais são elas?
Todos possuem olhos, boca, orelhas, pernas, braços etc.
Entretanto, mesmo com estas semelhanças, elas são diferentes: um tem olho preto, outro azul; pernas mais curtas, outras mais cumpridas; etc.
- Agora, dividam a turma em dois grupos: 01 de meninas e outro de meninos.

Peçam para que cada grupo escreva sobre as mudanças que estão ocorrendo no corpo deles e também no comportamento, nesta fase da adolescência.
Entreguem 01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico para cada grupo.
Orientem para que façam o contorno de um dos alunos no papel e depois escrevam dentro deste desenho o que refletiram sobre o que foi solicitado.
Passem em cada grupo para observar e orientar a discussão da tarefa  que está sendo realizada.
- Agora, organizem novamente os alunos em círculo e peçam para que falem sobre o que refletiram apresentando o cartaz.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...