terça-feira, 25 de março de 2014

Jovens e Adultos: Uma Jornada de Fé – Lição 13: O Legado de Moisés (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 13.
Observação: Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.

7 - Falem: A lição de hoje tem como título “O Legado de Moisés”.

8 - Trabalhem o conteúdo da lição de foram participativa e de forma contextualizada, vejam esta sugestão:
- É importante que inicialmente vocês procurem estabelecer o significado da palavra “legado”.
As respostas devem ser em torno da transmissão de algo, de conhecimento, de valores morais e espirituais, de bens materiais que é deixado por alguém para outrem.
Depois apresentem de forma objetiva as características da vida de Moisés, seu chamado e atuação como líder.
Neste momento, é importante enfatizar a relevância destas características para a vida cristã.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “O Exemplo de Moisés”.
- Posteriormente, leiam o texto de reflexão “Viver no Presente”.
- Para conclusão da aula, façam uma breve retrospectiva do trimestre, utilizando a dinâmica “Saindo do Egito”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Exemplo de Moisés

Objetivo: Refletir sobre o legado de Moisés, o líder do Êxodo.

Material:
01 espelho limpo
01 espelho embaçado(sujo)
01 flanela
01 limpador de espelho

Procedimento:
- Falem: Vivenciamos a liderança no nosso cotidiano, quer seja na nossa família, na igreja, no trabalho e dessa forma observamos posturas diferentes de lideres.  Esta lição enfatiza o exemplo do profeta Moisés para todos nós.
- Apresentem os dois espelhos( o limpo e o embaçado) e peçam para que os alunos observem cada um deles. Depois eles devem falar sobre o tipo de imagem refletida.
- Perguntem: Qual espelho representa melhor a imagem de Moisés. Por quê?
- Depois, falem que Josué, sucessor de Moisés, apresentou excelentes qualidades para substituí-lo, refletindo a imagem do seu mestre, por ter aprendido pelo exemplo.
- Pequem os dois espelhos e falem:
O que nossos lideres estão refletindo?
O que estamos refletindo, como lideres?
- Agora, pequem o espelho embaçado e perguntem:
Como limpar o espelho do exemplo para os liderados?
Aguardem as respostas.
- Enfatizem os pontos do legado de Moisés para a liderança atual e como os princípios dessa liderança podem ser absorvidos ou melhorados nas nossas ações.
Por Sulamita Macedo.

Atividade para a conclusão do trimestre:
Dinâmica: Saindo do Egito
Objetivo:
Finalizar o estudo sobre o Êxodo.

Material:
02 correntes feitas com papel
Figuras: 01 cordeiro, Tabernáculo, Sacerdote, Travessia do Mar Vermelho, Tábuas da Lei
01 pão de mel para cada aluno, que vocês encontram nas lojas de baganas, pacotes com 10 ou se preferir, um bolo de mel. Sivam em saquinhos ou envolvidos em guardanapos.

Procedimento:
- Falem: Vamos fazer um breve resumo para o encerramento do trimestre, tomando partes principais da história do Êxodo e do povo de Israel relacionando-a com a vida cristã.
- Coloquem todas as figuras num quadro e à medida que vocês foram falando as orientações a seguir vocês apontem para estas figuras.
- Escolham um aluno falem que ele vai representar o povo de Israel escravo de Faraó, no Egito. Para tanto, coloquem uma corrente feita de papel nos braços e pernas para simbolizar a escravidão.
Neste momento falem sobre a forma de vida que tinha o povo quando escravo.
- Falem:
O homem, antes de pecar, gozava da comunhão com Deus. Mas, quando o homem pecou, o pecado o separou de Deus. Tornando-se preso ao pecado e as garras do Diabo.
- Coloquem as correntes nas mãos de outro aluno, demonstrando a humanidade presa ao pecado.
- Leiam “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”(Rm 8.34).
- Em seguida, falem da providência divina, chamando Moisés para libertar o povo do jugo de Faraó, a interferência divina e persistência de Faraó em não libertar o povo.
- Depois, falem: Deus, com seu grande amor, providenciou uma forma de resgatar os homens e as mulheres, enviando Seu filho, Jesus Cristo, para que morresse e salvasse a humanidade, libertando-a do pecado e das garras de Satanás.
- Leiam “Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).
- Depois, leiam “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”(Jo 8.36).
- Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
- Leiam, também: “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão”(Gl 5.1).
- Falem: O povo de Israel foi liberto, através da providência divina, depois das 10 pragas. Nesse momento, o aluno deve retirar com força as correntes e demonstrar alegria.
- Falem: No Egito, a atitude de Faraó em não deixar o povo partir e adorar ao Senhor, também nos remete as dificuldades e empecilhos que encontramos para servir ao Senhor.
- Falem: O povo de Israel entre a 9ª e a 10ª praga, celebraram a páscoa, com um cordeiro, pães asmos e ervas amargosas.   O cordeiro pascal nos remete ao sacrífico de Jesus que foi sacrificado por nós.  “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado” 1 Coríntios 5:7.
- Falem:
A travessia do Mar Vermelho e as dificuldades que tiveram na peregrinação no deserto, nos remete as dificuldades do caminhar cristão, mas na certeza da providência divina  relatada na história do povo hebreu.
Uma das dificuldades enfrentadas foi a falta de água(neste momento, distribuam os copos descartáveis sem água e continuem falando sobre a murmuração. Falem também sobre a comida diária: pão, carne.
Depois, enfatizem que Deus não desprezou o povo no deserto, mas providenciou comida, água boa para beber e um oásis no deserto. Assim também nós devemos confiar em Deus, que conhece nossa necessidade.

- Perguntem: E a água, vocês desejam? Aguardem um pouco.
- Falem: Eles receberam os Dez Mandamentos e as Leis Civis para ter uma forma legítima de como agir diante de Deus e do próximo. Nós também temos a palavra de Deus como luz para o caminho e valores do Reino.
- Falem sobre o Tabernáculo, lugar de sacrifícios e da presença de Deus. Deus escolheu Arão e seus filhos para o sacerdócio para servir no Tabernáculo.
- Declarem o que está escrito em Hebreus 10:11-12, sobre o sacrifício de Jesus: “E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”.
- Falem: Hoje, somos tabernáculos de Deus, pois temos o Espírito Santo que mora e está em nós. Somos pois  sacerdotes no Reino de Deus.
- Ao finalizar, sirvam  para os alunos  01 pão de mel.
 Mas, por que pão de mel? Para nos lembrar do maná tinha sabor de bolo de mel(Ex. 16. 31).
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão
Viver no Presente
            A peça musical Sunset Boulevard conta a história de Norma Desmond, uma ex-estrela do cinema mudo. Quando começaram os filmes falados, ela perdeu sua audiência. Após certa idade, ela anelava pela glória do passado. Em sua mente, apenas as expressões faciais silenciosas produziam um bom filme – e não um diálogo. Na peça, a personagem canta estes versos:
            “Com um olhar posso quebrantar meu coração. Com um olhar interpreto todos os papéis... Com um olhar acendo uma chama. Vou retornar aos meus dias de glória”.
            Diz-se que toda vida é como um livro, no qual vivemos um capítulo de cada vez. Se você pensa que seus anos de melhores frutos já passaram, lembrem-se de que agora está escrevendo um novo capítulo. Aprenda  a viver cada dia com contentamento no presente.
            No final da vida de Moisés, Deus mostrou-lhe a Terra Prometida. Evidentemente, ele havia realizado a sua missão na vida. Mas não ansiava pelos milagres dos seus “dias de glória”. Em lugar disso, Moisés estava contente em obedecer Deus no presente. Nos seus dias de pôr-de-sol, preparou Josué para ser seu sucessor(Dt 31. 1 a 8).

            Viver com contentamento no presente tem a sua maneira de fazer-nos produtivos por toda uma vida – para a glória de Deus. HDF
Fonte: Nosso Andar Diário

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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