Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pré-adolescentes – Lição 12: Duvidar, por quê? (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Duvidar, por quê?
- Depois, utilizem a dinâmica “Vestindo a Camisa”.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição. Procurem buscar a participação dos alunos durante a aula.

Observação: Vejam abaixo uma sugestão para a finalização do trimestre.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Vestindo a Camisa

Objetivo: Refletir sobre a confiança em Deus.

Material: 01 folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.
- Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança, lembram?).
Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.
- Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam Mt 8. 24.
- Há momentos de dificuldades e o barco da nossa vida pode sofrer danos. Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela.
- Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco.
- Leiam Mt 8. 25 a 27.
"E os seus discípulos, aproximando-se o despertaram, dizendo: Senhor salva-nos, que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecessem?".
- Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.
- Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?
Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado, confiar em Deus em Sua Palavra.
- Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!
A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!
- Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.
- Finalizem, lendo: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”(Salmo 18:2).
Ideia original de transformar a dobradura do barco em camisa: desconhecida.
Elaboração da dinâmica: Sulamita Macedo.

Atividade para a conclusão do trimestre:
- Pedir aos alunos para trazer no próximo domingo uma foto deles quando criança.
- No dia da conclusão do trimestre(13ª lição):
Desenhar o contorno de um menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para tanto peçam para que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o contorno do corpo com um lápis hidrocor.  As meninas farão o mesmo procedimento.
Falem: Neste trimestre, estudamos vários assuntos sobre o conhecimento de si mesmo e também dos outros que nos relacionamos.
Peçam para que os alunos apresentem suas fotos de criança e falem que hoje eles são adolescentes que estão passando por uma série de mudanças corporais e psicológicas. Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre o que estão vendo(características corporais). Observem as mudanças ocorridas e falem sobre elas.  
As características dessa fase da vida nós estudamos na lição 01. Vejam estas características na página 6 da lição 01 e na lição 03 e escrevam nos desenhos do menino e da menina de acordo com seu tipo. Falem sobre a importância da auto estima nesta fase(lição 7). Falem sobre a ansiedade(lição11)
Várias coisas  inadequadas podem ser oferecidas a vocês(vejam lição 02), mas observem a orientação da Palavra de Deus. Estas coisas devem ser escritas fora do corpo do aluno e a “Palavra de Deus” deve ser escrita dentro do corpo do menino e da menina. Lembrem que eles devem influenciar positivamente os colegas e não se deixar influenciar negativamente por eles(lição 6). Recomendem a importância de boas amizades(lição 8) e da obediência aos pais e a Palavra de Deus(lição 9), além da  confiança em Deus e na Sua Palavra(lição 12).  A importância da família deles(lição 10)
Estudamos também sobre o cuidado com a aquilo que falamos e com as atitudes. Isto nos fala de controle pessoal que estudamos na lição 04.
Mencionem as características dos temperamentos e escrevam dentro do menino e da menina. Reforcem que os pontos positivos devem ser alimentados, mas os negativos devem ser melhorados.(lição 5). Para finalizar falem que o corpo deles é morada de Deus.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/