Livro: Escola Dominical, o que você precisa saber!....Adquira já o seu!

CURSO DE EBD

CURSO DE EBD
Promova na sua igreja Contato: 027 99824-7238

FALE CONOSCO

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pré-adolescentes – Lição 13: Meu Corpo, Morada de Deus (DINÂMICA)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “Meu Corpo, Morada de Deus”.

Observação: Na aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
- Comecem aplicando a atividade sugerida para a finalização do trimestre(postada abaixo).
No final desta atividade, vocês enfatizem que o corpo  é morada de Deus, acrescentando os pontos da lição 13.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atividade para a conclusão do trimestre:
Desenhar o contorno de um menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para tanto peçam para que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o contorno do corpo com um lápis hidrocor.  As meninas farão o mesmo procedimento.
Falem: Neste trimestre, estudamos vários assuntos sobre o conhecimento de si mesmo e também dos outros que nos relacionamos.
Peçam para que os alunos apresentem suas fotos de criança(solicitadas na 12ª. lição) e falem que hoje eles são adolescentes que estão passando por uma série de mudanças corporais e psicológicas. Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre o que estão vendo(características corporais). Observem as mudanças ocorridas e falem sobre elas. 
As características dessa fase da vida nós estudamos na lição 01. Vejam estas características na página 6 da lição 01 e na lição 03 e escrevam nos desenhos do menino e da menina de acordo com seu tipo. Falem sobre a importância da auto estima nesta fase(lição 7). Falem sobre a ansiedade(lição11)
Várias coisas  inadequadas podem ser oferecidas a vocês(vejam lição 02), mas observem a orientação da Palavra de Deus. Estas coisas devem ser escritas fora do corpo do aluno e a “Palavra de Deus” deve ser escrita dentro do corpo do menino e da menina. Lembrem que eles devem influenciar positivamente os colegas e não se deixar influenciar negativamente por eles(lição 6). Recomendem a importância de boas amizades(lição 8) e da obediência aos pais e a Palavra de Deus(lição 9), além da  confiança em Deus e na Sua Palavra(lição 12).  A importância da família deles(lição 10)
Estudamos também sobre o cuidado com a aquilo que falamos e com as atitudes. Isto nos fala de controle pessoal que estudamos na lição 04.
Mencionem as características dos temperamentos e escrevam dentro do menino e da menina. Reforcem que os pontos positivos devem ser alimentados, mas os negativos devem ser melhorados.(lição 5). Para finalizar falem que o corpo deles é morada de Deus.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/