quarta-feira, 30 de abril de 2014

Adolescentes - Lição 05: Paulo, o missionário por excelência (Dinâmica)


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

 6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do título da  aula: Paulo, o missionário por excelência!
- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Viajando com Paulo”.
- Trabalhem com os alunos os pontos relevantes da história de Paulo, formando uma linha do tempo, começando como perseguidor dos cristãos, a conversão, a propagação do evangelho etc.
- Apresentem um mapa com as viagens de Paulo, para mostrar a quantidade de cidades que evangelizou e abriu igrejas, apontem também as perseguições sofridas por ele.

Utilizem o mapa das viagens de Paulo, conforme suas possibilidades.
Opção 01: Mapa grande de modo que os alunos possam ver o itinerário da viagem.
Opção 02: Mapa pequeno para cada aluno. Façam cópia do mapa da Bíblia.
Opção 03: Mapa projetado através do Data-show, caso tenham  condições de espaço e equipamento.
Ou se preferir, utilizem slides que vocês podem encontrar emwww.slideshare.net/Hearl/viagens-missionrias-de-paulo
- Para finalizar, perguntem:
 O que podemos aprender com o missionário Paulo?
O que podemos fazer hoje? O que temos realizado?
Aguardem as respostas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Viajando com Paulo

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o missionário Paulo.

Material:
01 figura de um navio ou 01 barco pequeno
01 figura de uma mala ou 01 malinha

Procedimento:
- Apresentem para a turma a figura de um navio ou um barco pequeno.
- Perguntem para os alunos o que isto tem a ver com o tema da aula.
Aguardem as respostas.
- Falem: Nesta aula, vamos estudar sobre o missionário Paulo, que para se deslocar e evangelizar ele usava transporte marítimo – navio.
- Falem: Então, vamos viajar com Paulo?
- Em seguida, apresentem uma malinha.
- Perguntem: O que não pode faltar na mala desta viagem?
Aguardem as respostas.
Escrevam as sugestões dos alunos num papel e coloquem nesta mala. Nela não pode faltar oração, fé, entusiasmo etc.
- Agora, comecem o estudo da lição.
Por Sulamita Macedo.

Fonte / Post original no link: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...