quarta-feira, 30 de abril de 2014

Jovens e Adultos: Lição 05: Dons de Elocução (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, trabalhem a lição 05. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Começamos a estudar sobre os dons espirituais e já conhecemos os dons de Revelação e de Poder. Na aula de hoje, vamos trabalhar sobre os “Dons de Elocução”.
- Escrevam no quadro ou cartolina os dons de Elocução e expliquem a razão do nome “Elocução”.
O que significa a palavra “elocução”: é a expressão do pensamento através da palavra.
Então, os dons de elocução se referem ao uso da palavra para transmitir a mensagem de Deus.
Dom de Profecia
Dons de Variedade de Línguas
Dom de Interpretação de Línguas
- Depois, estudem sobre cada dom, dessa forma:
O que é?
Finalidade
Atualidade destes dons
Como utilizá-los para edificação da Igreja
- Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Porta- voz”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Porta-Voz

Objetivo: Compreender e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.

Material:
03 mensagens escritas(pode ser um  versículo bíblico)

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe.
- Entreguem para ela uma mensagem escrita.

- Peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe. Quem receber a mensagem deverá saber quem a enviou.
- Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a mensagem deverá ser para todos da classe.
- Escolham outra pessoa e combinem com ela(antes da aula) para que ela transmita uma mensagem diferente daquela que você deu para ela falar.
- Agora, reflitam sobre os seguintes pontos:
As pessoas escolhidas aqui para transmitir as mensagens, podem ser comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus.
Os profetas são devidamente autorizados para falar em nome dEle, proferindo mensagem de Deus para quem Ele quer.
Isto aconteceu nos dois primeiros casos, isto é, as duas mensagens iniciais foram dadas por vocês(professores) para que fossem transmitidas. Neste caso, os “profetas” foram fiéis na sua função.
A terceira pessoa não emitiu a mensagem que foi dada por vocês, mas proferiu uma mensagem criada por ela.
Isto nos faz pensar sobre os falsos profetas que falam em nome de Deus, todavia a mensagem não é dEle.
- Para concluir, leiam:
 “E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”(Jr 1.9).

Por Sulamita Macedo.

Fonte / Post original no link: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...