segunda-feira, 16 de junho de 2014

Jovens e Adultos: Dons Espirituais e Ministeriais – Lição 12: O Diaconato (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal erápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 - Agora, trabalhem a lição 12. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o ministério de serviço conhecido como Diaconia.
- Escrevam o nome “Diácono” no quadro.
- Perguntem: Qual a função do diácono na nossa igreja hoje?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro. Certamente, haverá uma lista de atividades que os diáconos realizam.
Se preferir, vocês podem chamar um diácono para ser entrevistado pelos alunos sobre a função que exerce na Igreja.
- Perguntem: Qual a origem do serviço de Diaconia?
Aguardem as respostas. Depois, acrescentem as informações contidas no item II da lição.
- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Eis Aqui” ou “Com a Mão na Massa” que proporcionará a reflexão do serviço de diaconia(no sentido mais abrangente) que pode ser realizado por cada cristão.
Observação: Vejam a sugestão de atividades para aConclusão do Trimestre(postada abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção, professoras e professores da lição de Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2! Vocês já podem encontrar orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude deAprendizVocês encontram as orientações pedagógicas nesta sequência: Jovens e Adultos, Pré-adolescentes, Adolescentes, Juvenis, Discipulado 1 e Discipulado 2.

Dinâmica: Com a Mão na Massa

Objetivos:
Refletir sobre o serviço cristão.
Realizar auto-avaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Eis-me aqui!

Objetivo: Refletir sobre o serviço cristão e a motivação para realizá-lo.

Material:
Palavras digitadas: Serviço Cristão, Deus, Próximo e Compromisso.
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo

Procedimento:
- Coloquem no alto do quadro a expressão SERVIÇO CRISTÃO.
- Perguntem: A quem servimos? Aguardem as respostas, que certamente serão: Deus(na sua maioria) e ao Próximo.  Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo de SERVIÇO CRISTÃO.
- Coloquem em seguida o coração e falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus e ao próximo. Leiam Mc 12.30 e 31.
- Falem que o serviço que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus. Leiam I Jo 3. 17.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
- Falem também que precisamos ter compromisso com a obra do reino. Leiam Lc 9.62. Coloquem a palavra COMPROMISSO ao lado do coração.
- Perguntem: O que temos realizado no serviço Cristão? Aguardem as respostas. Incentivem aqueles que estão servindo a continuar nas suas atividades e conclamem aos que estão parados a levantar-se e dizer: Eis-me aqui!
- Concluam, afirmando que cada um de nós, enquanto parte integrante da igreja, colocando em prática o serviço cristão, estamos colaborando para a consecução da Missão Integral da Igreja, somando-se a pregação do evangelho, da comunhão e o cuidado de uns com os outros.
Por Sulamita Macedo.

Atividades para a Conclusão do Trimestre

Sugestão 1: Dinâmica: Dividindo Tarefas

Objetivos:
Enfatizar a importância da divisão de tarefas na Igreja
Concluir o estudo sobre os dons Espirituais, Ministeriais e de serviço

Material:
09 objetos de tamanhos e pesos variados
Nomes digitados das 03 categorias dos dons Espirituais: Revelação, Poder e  Elocução
Nomes digitados dos dons Ministeriais: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre
Nomes digitados: Presbítero e Diácono
Antes da aula: Fixar cada nome digitado em um objeto

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entrem no círculo e distribuam os 09 objetos para os alunos.
- Falem: Vamos cantar, bem baixinho para não atrapalhar outras salas, e enquanto cantamos vocês vão passando os objetos para os colegas da direita.
- Comecem a cantar um hino conhecido, pode ser o 115 ou 212 da harpa cristã. Não há necessidade de cantar o hino por completo.
- Observem com atenção como vai ser realizada a passagem dos objetos para os colegas:
De forma rápida ou lenta
O objeto pode cair ou não
Atenção e compromisso com a atividade
- Depois, comentem sobre a atividade:
. O que significa receber e passar os objetos?
Receber uma missão e realizar o trabalho compartilhando com os demais. Na igreja há trabalhos que não podem ser realizados de forma isolada. 
. O que representa 10 objetos diferentes sendo repassados ao mesmo tempo?
Várias atividades distintas são realizadas ao mesmo tempo. Na igreja há várias funções que estão sendo executadas no mesmo período de tempo, como os dons ministeriais, Presbítero e Diácono, isto é, funções diferentes com o objetivo de servir melhor no Reino de Deus, que devem ser acompanhados pelos dons Espirituais.
. Qual o resultado da atividade? Os objetos foram passados de forma ordeira, com cuidado? Houve desatenção de alguém?
Isto demonstra a atenção, o compromisso com o trabalhado, com quem delegou a atividade e com os demais componentes. Na Igreja quando alguém recebe uma função deve ser realizada de forma capaz de produzir resultados positivos para a obra de Deus.
- Falem: As atividades de um modo geral devem ser compartilhadas de forma coletiva, tendo em vista que o líder não tem condições de sozinho realizar as ações de forma exitosa.
Na igreja também é dessa forma, há a necessidade da divisão de atividades, por isso o líder local precisa de cooperadores comprometidos, que tenham recebidos de Deus os dons para que desempenhem de forma exitosa o trabalho do Mestre.
- Para concluir, leiam: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil”(I Co 12.7).
Por Sulamita Macedo.

Sugestão 2: Dinâmica:  Dons

Objetivo: Concluir o estudo sobre os Dons Espirituais e Ministeriais
Material:
Nomes dos Dons Espirituais e Ministeriais digitados
06 envelopes(03 para o grupo 01 e 03 para o grupo 02)
Observação: Identificar na parte de cima de 03 envelopes com o nome Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução(01 nome para 01 envelope); escrever Grupo 1 na parte de baixo do envelope;  repetir este mesmo procedimento para o Grupo 2.

Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos
- Entreguem para cada grupo as cartelas misturadas com os nomes dos dons Espirituais e Ministeriais.
- Forneçam as seguintes orientações:
Eles deverão separá-las em 02 grupos: Dons Espirituais e Ministeriais.
O grupo vencedor será aquele que separar primeiro e de forma correta.
Só poderão começar após a autorização do professor.
Quando o grupo tiver concluído, chamar o professor que verificará se estar correto. O Professor deve declarar qual o grupo vencedor.
Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
- Recolham as cartelas referentes aos Dons Ministeriais.
- Agora, entreguem para cada grupo 03 envelopes. Cada envelope com uma identificação: Dons de Poder, Dons de Revelação ou Dons de Elocução.
- Forneçam as seguintes orientações:
Eles deverão colocar dentro dos envelopes as cartelas a que se refere a identificação do envelopes.
Só poderão começar após a autorização do professor.
Não poderá consultar a lição bíblica e nem a Bíblia ou outro documento.
O tempo para realização da atividade é de apenas 03 minutos. Após este tempo os grupos deverão entregar os envelopes preenchidos; não poderá sobrar nenhuma cartela.
- Após o recebimento dos envelopes dos 02 grupos, o professor começará a abrir os envelopes, na seguinte ordem Dons de Poder, Dons de Revelação e Dons de Elocução, para os dois grupos.
Quando o professor pegar o envelope Dons de Poder do Grupo 01, deve abri-lo e ler para a turma, fazendo um certo suspense e perguntando para  a turma está certo? Devem ser anotados quantos estão corretos. Logo em seguida, o professor deve abrir o envelope Dons de Poder do Grupo 02. Depois, os demais envelopes.
- Para concluir, os pontos desta atividade devem ser somados. O professor deve declarar qual o grupo que ficou com o 1º.  e  2º. lugar.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...