sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em Família Lição 13: Deus não tem netos. Decida-se! (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem do tema da aula: Deus não tem netos. Decida-se!
- Depois, falem: Neste título da lição, temos uma afirmativa de que Deus não tem netos. Por quê?
Aguardem as respostas. Depois enfatizem que mesmo que eles(os alunos) sejam filhos de crentes, eles não são netos de Deus-Pai. Cada pessoa precisa fazer sua decisão por Cristo, isto é, aceitá-LO como salvador, ingressando no Reino de Deus.
- Ainda afirmem que o ditado popular “Filho de gato, gatinho é!”, não serve para dizer “Filho de crente, crentinho é”, pois filho de crente precisa se tornar filho de Deus.
- Depois, utilizem a dinâmica “Passaporte”.
- Em seguida, leiam João 1.13.
- Perguntem se eles já fizeram esta decisão por Cristo como Salvador. Caso negativo, incentivem para que aproveitem este momento e façam uma oração pelos alunos.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Passaporte

Objetivo: Oportunizar estudo sobre a mensagem do Reino de Deus, a  forma de ingresso e permanência nele.

Material:
01 figura de um passaporte
01 durex colorido
Nome digitado "Reino de Deus".

Procedimento:
- Apresentem uma figura de um passaporte e perguntem para que serve este documento.
Aguardem as respostas.
- Depois, confirmem que o passaporte é documento que é usado para uma pessoa sair de um país para outro de forma legal, observando o visto de permanência.
- Mostrem para os alunos um espaço demarcado no piso da sala com o nome "Reino de Deus".
- Perguntem: Qual a forma de ingresso para o Reino de Deus?
Aguardem as respostas.
- Resuma as respostas com a leitura de Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.  Então, digam este é o passaporte para a entrada no Reino de Deus.
- Façam com que os alunos entrem em um espaço com o nome "Reino de Deus".
- Falem: Aqui vocês entraram no "Reino de Deus"  de forma simbólica, tornando-se filhos de Deus e não netos dEle.
- Falem que o visto de permanência no Reino de Deus ocorre com a observância dos princípios deste reino. Leiam com os alunos as bem-aventuranças (Mt 5.3 a 11) de forma compartilhada, para dinamizar a leitura.
- Leiam também Gl 5. 22. Falem também que no Fruto do Espírito, encontramos outros valores para serem exercitados pelos integrantes do reino.
- Para concluir, falem da necessidade da divulgação da mensagem do Reino de Deus para que outros sejam resgatados do reino das trevas.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

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