quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Adolescentes - Lição 11: On-line e Off-line (dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou e-mail.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

 6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição e perguntem: Esta expressão nos remete a quê?
Aguardem as respostas dos alunos. Certamente, eles responderão que a expressão “On-line e Off-line” refere-se a estar ou não navegando na internet.
- Depois, perguntem: O que vocês acessam?

É claro que nem todos terão a coragem de dizer o que acessam, mas o que vocês precisam saber é que eles acessam o Facebook, MSN, jogos, e-mail, sites de pesquisa etc.
- Depois, entreguem para cada aluno ¼ de folha de papel ofício e peçam para que escrevam quanto tempo eles passam na internet. Em seguida, recolham e escrevam no quadro em ordem crescente a quantidade de horas que eles ficam on-line.
- Reflitam em seguida, sobre o tempo para os estudos, para o lazer, conversas com a família e outras atividades. Certamente, este tempo é inferior ao destinado a internet.
- Reflitam sobre os cuidados que eles devem ter quanto às conversas, ao que acessam e sobre o que comentam ou publicam.
- Leiam com os alunos os seguintes versículos:
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”( I Co 15.33).
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”(Sl 1. 1 e 2).
- Aproveitem a oportunidade para combinar com eles, sobre a criação de um blog para a turma, a escolha do nome e do template, quem será o responsável para manter o blog atualizado (acho que deveria ser o professor).
- Aproveitem o ensejo desta lição e comecem a usar as redes sociais  colocando mensagens para seus alunos sobre a lição ou outras de sua preferência.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Nem Tudo que Reluz é Ouro

Objetivo:
Refletir sobre o valor dado pelos adolescentes a internet.

Material:
A expressão digitada “Nem Tudo que Reluz é Ouro”
01 figura de uma barra de ouro para cada aluno.

Procedimento:
- Falem: O tempo destinado por muitos de vocês navegando na Internet é muito grande em relação ao tempo para outras atividades, que ficam em segundo plano ou mesmo nenhum tempo sobra para os estudos, leitura bíblica, ajudar nas tarefas de casa, reuniões familiares etc.
Falem, ainda: Mas, na verdade vocês precisam pensar o que na verdade é importante. Se vocês tem destinado um tempo demasiado para a internet, com certeza seus pensamentos e ações estão sendo bombardeados por uma sorte de ideias e conversas que podem ou não ser de grande valor.
- Coloquem no quadro a expressão “Nem Tudo que Reluz é Ouro”.
- O que está expressão pode significar para esta situação que estamos refletindo?
Esta expressão significa que “a coisa nem sempre é o que parece”. Sendo assim, o que vocês podem dizer?
Aguardem as respostas.
- Falem o ouro é um material precioso, mas nem tudo é reluz é ouro. Tenham cuidado com o tempo e qualidade daquilo que vocês estão dando tanto valor.
- Distribuam para cada aluno uma figura de uma barra de ouro e solicitem que escrevam nela ações que promovam seu crescimento espiritual, otimizando seu tempo para todas as coisas, valorizando os momentos em família.
- Leiam Ap 3.18:
“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas”.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...