sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Discipulado 1 – Novos Convertidos Lição 13: O Discípulo e o Evangelismo (Dinâmica)

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora iniciem o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Iniciem as atividades da aula, lendo o texto “Conte somente a história”.
- Em seguida, afirmem que “evangelismo” é o tema da lição de hoje.
- Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Resgate

Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar.

Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).

Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.

 Texto de Reflexão
Conte somente a história
            O personagem principal do filme Up Close and Personal é um jornalista de TV que morre tentando fazer uma história em um dos lugares perigosos do mundo. Depois da sua morte, ele é lembrado por ter dito: “Eu antes achava que fazer uma reportagem era sobre a glória. Mas eu estou aqui por uma única razão – para contar a história”.
            Em Atos 8, lemos que os cristãos de Jerusalém foram dispersos para o estrangeiro para escapar da perseguição. Em todos os lugares onde foram, eles pregaram a mensagem de Cristo (v.4). Saulo, o seu perseguidor, mais tarde se converteu e se tornou um apóstolo. No final da sua vida, Saulo, também, conhecido como Paulo, decidiu ir a Jerusalém, onde sabia que iria ser perseguido. Mas ele permaneceu irredutível, declarando que o seu propósito era o de “dar testemunho do evangelho da graça de Deus”(At 20;24).
            Deus chama pessoas para que falem das Boas Novas de Jesus àqueles que ainda não O conhecem. Em seu livro A Conversão da Igreja, Samuel Shoemaker afirma: “A necessidade é a fome do coração humano. O suprimento é a graça de Deus. Nós somos somente distribuidores”. Mas nós não trabalhamos sozinhos ou meramente com a energia humana. Deus está fazendo a Sua obra através de nós (Fl 2.13).
            Quando você testemunhar de Cristo, faça-o com amor e humildade – motivado(a) pelo desejo de glorificá-Lo, e não de glorificar a si mesmo. Nós estamos aqui apenas para contar a história. Joanie yoder
Fonte do texto: Nosso Pão Diário 22.03.2003

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

















0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...